Após firmar acordo de operação com a Fagundes Construção e Mineração, a Horizonte Minerals começa neste mês o pre-stripping do Projeto Araguaia Níquel, no Pará. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, a planta produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano.
A Fagundes fornecerá uma frota de operação de mina composta por cerca de 70 unidades, ligadas com o sequenciamento de produção da mina e sua sazonalidade climática.

A frota principal incluirá escavadeiras hidráulicas de 45 toneladas, caminhões basculantes de 35 toneladas, caminhões articulados de 28 toneladas e pás carregadeiras de 18 toneladas.

Para a Horizonte Minerals, o contrato, que é de cinco anos, é um marco de redução de riscos,  além de garantir custos operacionais “no quartil inferior da curva de custos do níquel”.

“As atividades de construção no Araguaia continuam dentro do cronograma e do orçamento, com o primeiro níquel previsto para o primeiro trimestre de 2024. À medida que atingimos cada um de nossos marcos, continuamos nos aproximando de desbloquear o valor total do Araguaia e, de forma mais ampla, do portfólio de ativos Tier 1 da Horizonte, seguindo com nosso objetivo de nos tornarmos um produtor de níquel de baixo custo”, disse Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, comentou:

Histórico
A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alta qualidade, baixo custo, baixo carbono e escaláveis.

O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. O Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto está em fase de Estudo de Viabilidade e produzirá 25 mil toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção combinado de curto prazo da Horizonte Minerals é de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, o que posiciona a Companhia como um produtor de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte Minerals são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.