Duas das maiores fabricantes mundiais de cimentos, a francesa Lafarge e a suíça Holcim anunciaram um acordo para uma “fusão entre iguais” entre as duas companhias europeias, que deverá criar o maior grupo produtor de materiais de construção do globo. Anunciado no último dia 7, o negócio deverá ser concretizado no primeiro semestre de 2015 e será o maior da história do setor, formando uma megaempresa com vendas conjuntas que superam os 40 bilhões de dólares anuais.

O grupo resultante será conhecido como LafargeHolcim, ficará sediado na Suíça e terá ações cotadas nas bolsas de valores de Zurique e Paris. Os acionistas da Holcim ficam com 53% do capital e a Lafarge deterá os outros 47% do controle acionário. O presidente executivo da nova empresa será Bruno Lafont, o atual CEO da Lafarge, e o conselho de administração será presidido por Wolfgang Reitzle, da Holcim.

Atualmente, a Holcim emprega 71 mil pessoas em 70 países, enquanto a Lafarge gerencia 65 mil trabalhadores em 64 mercados diferentes. A nova empresa estará presente em 90 países – a Holcim cresceu mais na América Latina, enquanto a Lafarge está mais presente em África e no Oriente Médio.

A aliança entre os dois gigantes europeus ajudará a aumentar eficiência, diminuir a dívida, reduzir consideravelmente os custos e a fazer frente aos desafios do setor desde a crise financeira internacional de 2008, como o aumento dos preços da energia decorrente.

Por sua magnitude, a união terá de ser aprovada por autoridades globais que supervisionam a concorrência, como a Comissão Europeia, bem como dos reguladores de outros países, que devem exigir em contrapartida que as duas empresas vendam algumas fábricas de cimento e instalações de distribuição antes de dar sinal verde ao negócio.

Fonte: Redação MM