A escolha certa e medidas pontuais nas rodas dos equipamentos podem impactar no aumento da vida útil dos pneus

A Rimex, fabricante global de rodas e aros para a mineração, apresentou o projeto “Os benefícios obtidos com a escolha correta das rodas, como o aumento da vida útil e segurança das rodas e pneus” no VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta da revista Minérios & Minerales. Durante a sua palestra, Armando Fagundes Martins Júnior, gerente de vendas da empresa, proferiu casos de sucesso com o setor de mineração, nos quais mostrou a necessidade da compatibilidade da roda com o pneu escolhido, visando a um melhor desempenho e maior vida útil dos componentes.

“O acompanhamento das rodas é necessário para a determinação de menor custo por hora de funcionamento. A roda deverá resolver a maioria dos problemas com os pneus, tais como indexação e outros; e não danificar os pneus”, afirma Fagundes.

O gerente ressalta a importância de um programa de gestão de roda, que ainda não é totalmente aplicado pelo setor de mineração, mas que pode reduzir custos, aumentar a produtividade da frota e prover segurança aos operadores. “Componentes de rodas podem ser substituídos e, com um programa de gestão de roda, as bases das rodas podem ser retiradas de serviço em um período de intervalo planejado e impedir a possibilidade de um acidente, por exemplo”.

Segundo Fagundes, nas aplicações subterrâneas, muitos fabricantes colocam em seu conjunto de rodas um sistema de trava no lado interno, visando evitar choques com rochas. “Esse modelo de roda não permite uma desmontagem vertical, tão importante em ambientes confinados”, comenta.

Diante disso, a Rimex” title=”