Ação inédita objetiva defender especificamente os interesses da indústria de máquinas e equipamentos e conta com o apoio e incentivo da Abimaq
Há anos sendo objeto de articulação e tentativas de apoio junto às esferas decisórias do país e com o objetivo de atuar fortemente em defesa da indústria de máquinas e equipamentos especificamente, foi lançada, ontem (05), a Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos – FPMAQ, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
De acordo com o presidente da FPMAQ, Jerônimo Goergen, a Frente Parlamentar, que conta com a adesão de 280 deputados e senadores, tem o intuito de fortalecer um dos segmentos que mais gera emprego no Brasil, cujos bens produzidos geram milhares de empregos diretos e indiretos.
“Hoje, a economia brasileira sem o setor de máquinas e equipamentos não tem condições de buscar seu progresso, seu desenvolvimento, seu crescimento. Nós precisamos dar ao setor o suporte político no Congresso Nacional visando à continuidade do progresso e inovação, que é exatamente o objetivo da Frente Parlamentar”, destaca Goergen.
O presidente da FPMAQ considera ser um grande e dignificante desafio articular o Congresso Nacional em apoio a esse setor, mas segundo ele, “a acolhida que já tivemos com a coleta das assinaturas e com a manifestação dos parlamentares demonstra uma capacidade enorme de avançarmos no campo político e, com isso, termos os resultados econômicos que o Brasil precisa”.
Apoio no Congresso Nacional
O presidente da Abimaq, Carlos Pastoriza, explica que a entidade apoia e incentiva a criação da Frente Parlamentar, como mais uma ação de esforço para tentar restabelecer a competitividade da indústria de máquinas e equipamentos e, no curto prazo, reverter o péssimo momento vivenciado pela indústria.
“A atuação da FPMAQ no Congresso será de fundamental importância para que possamos acompanhar de perto e influenciar naqueles temas extremamente relevantes que tramitam no Congresso Nacional e que são de interesse da indústria de máquinas e equipamentos”, avalia Pastoriza, para quem a intenção da Abimaq é, via FPMAQ, não só continuar envidando esforços junto ao Poder Executivo, mas também buscar soluções para as questões que envolvem a desburocratização dos impostos, redução dos juros altos, eliminação do Custo Brasil, defesa comercial, incentivos ao investimento, Conteúdo Local, desoneração total dos investimentos, incentivos às exportações e outras questões que podem dar isonomia ao fabricante nacional frente aos concorrentes estrangeiros.
Cartilha orientativa
Como forma de orientar os trabalhos da FPMAQ e esclarecer ao cidadão comum as ações adotadas pela Frente Parlamentar, os membros do grupo criaram uma detalhada e completa cartilha.
O documento traz em seu conteúdo explicações sobre a história do desenvolvimento da indústria brasileira, notadamente do setor de bens de capital mecânicos; considerações do presidente da FPMAQ e da Abimaq; e a pauta e a agenda junto ao Poder Legislativo e Executivo.
Tópicos da pauta no Poder Legislativo:
– Conteúdo Local;
– Produção Nacional;
– Margem de preferência;
– Devolução de créditos tributários;
– Desoneração dos implementos agrícolas não propulsados;
– Reintegra
Tópicos da pauta no Poder Executivo:
– Redução do Custo Brasil
– Desoneração tributária da cadeia produtiva
– Plano nacional de reequipamento industrial
– Revogação dos Regimes Tributários Especiais
– Sistema Permanente de Financiamento Industrial
Fonte: Redação MM