Filtros prensa produzem 14 mil t de matéria seca por dia em mineradora mexicana

Bilfinger Water Technologies é especializada na separação sólido-líquido e produz uma variada série de filtros prensa Diemme® Filtration, projetados especificamente para as aplicações na mineração e metalurgia. De acordo com a empresa, eles representam a evolução dos filtros prensa tradicionais devido à sua grande capacidade de produção e confiabilidade operacional, mesmo quando submetidas às mais severas condições de trabalho. Sua experiência vem desde 1923, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento, para desenvolver e fornecer plantas completas para a desidratação de diferentes produtos, nas quais o filtro prensa é o núcleo da solução

A Torex Gold – Unidade Minera Media Luna, no México, é uma de suas referências a nivel mundial para a filtração de rejeitos provenientes da lixiviação dos minérios de ouro e prata. Nesta instalação a empresa tem sete filtros prensa modelo GHT2500, que produzem 14.000 t de matéria seca por dia, transformando os resíduos em tortas com sólidos secos de 85% (umidade residual das tortas de 15%). Desta forma, as tortas são facilmente manuseavéis para a sua disposição final, onde estas por sua vez, são conduzidas através de transportadores de correia a uma consideravel distância (aproximadamente 4 km), ou seja, desde o prédio de filtração diretamente até o local da disposição final (dry stacking).

As principais vantagens desta tecnologia, de acordo com a Bilfinger, são: alta recuperação de cianetos (um dos custos mais relevantes); redução do impacto ambiental da instalação; e a disposição final a seco (dry stacking), que é mais segura e manejável.

Fonte: Revista Minérios & Minerales