O engenheiro de minas Mozart Kraemer Litwinski assumiu a presidência da Ferrous Brasil no dia 1° de abril. A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração da empresa, que optou por mudar o comando da companhia em razão do perfil executivo de Litwinski, com uma trajetória marcada pela liderança na implantação e consolidação de projetos. A Ferrous reafirmou a manutenção do seu plano de negócios, que prevê investimentos em novos ativos minerais, na construção de um mineroduto ligando Minas ao Espírito Santo, e em portos nos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Consultor da empresa desde o ano passado, ele foi convidado a assumir o desafio de liderar uma nova fase dos negócios, com ações voltadas para a consolidação dos ativos minerais, a construção da infraestrutura logística e o desenvolvimento de novos mercados.
Formado na Universidade Federal de Ouro Preto em 1977, Mozart Litwinski assumiu cargos estratégicos e de liderança em empresas como Vale (especialmente no negócio do minério de ferro e na implantação de Carajás) e CSN, além de ter sido membro dos conselhos de administração das ferrovias MRS, Centro Atlântica, Vitória Minas, Ferrovia Carajás, CST (atual ArcelorMittal Tubarão), Usiminas e TVX Gold, e consultor da Rio Tinto Brasil.
O geólogo Gilberto Mansur, presidente da Ferrous de outubro de 2007 a março deste ano, permanece no Conselho de Administração da empresa. Com perfil voltado para o desenvolvimento de projetos relacionados à compra de minas, exploração e pesquisa mineral, ele concluiu com êxito a primeira fase dos negócios da empresa.
Fonte: Padrão
Últimos Comentários