O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, e o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes, reuniram-se na tarde de ontem (25), na Sede do Instituto, em Brasília (DF).
Na ocasião, foram discutidos temas de grande relevância para a Indústria Mineral Paraense, que desempenha papel de destaque na mineração brasileira. De acordo com José Fernando Gomes, dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88% deste valor. “O setor mineral foi, sem dúvida, o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense. O segmento também continua sendo um dos maiores geradores de emprego. Apenas no ano passado, foram gerados 271 mil empregos diretos e indiretos. Estimamos que, por conta da expansão e instalação de novos projetos minerais no estado exista uma demanda de 99 mil novos postos de trabalho”, pontua.
José Fernando Coura relembra ainda, a importância do diálogo do Ibram com a Indústria Mineral Paraense. “Uma de nossas grandes ações no Pará foi a inauguração da Casa da Mineração, mantida em parceria entre o Ibram e o Simineral. Com essas ações em conjunto, nosso objetivo é propagar a mineração empresarial em toda a região Norte, considerando que é um segmento econômico de ponta, que gera progresso visível aos municípios mineradores e ao próprio estado.”, finaliza.
José Fernando Coura. Presidente do Simineral e José Fernando Gomes, Diretor-Presidente do IBRAM em reunião na sede do Instituto
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários