A Mina de Águas Claras (MAC) ficou em funcionamento entre 1973 e 2002, totalizando a extração de cerca de 290 milhões de toneladas de minério de ferro. Após o encerramento das atividades de mineração, amplos serviços de estabilização de taludes para fechamento da mina foram e continuam sendo realizados.

Entre 2014 e 2016 a FGS Geotecnia desenvolveu o projeto executivo e acompanhamento técnico da obra do pico do patrimônio, em conjunto com as empresas suíças Geobrugg AG (fornecimento) e Geotest AG (Consultoria) e Civil Master (execução). Esta obra foi concluída em 2016 e é um caso de sucesso de estabilização de taludes para fechamento de mina, tendo recebido prêmios e municiado publicações nacionais e internacionais.

Dando sequência a estas obras, hoje a FGS está atuando na estabilização da parede norte e da cava Oeste. Taludes com altura de 110m, com uma área de cerca de 150.000m² de solo grampeado com faceamento em tela de aço de alta resistência, revegetação, vários km de perfuração e dispositivos de drenagem, além de um sistema de proteção de margem, são as soluções implementadas para resolver este desafio geotécnico.

Os taludes da cava são extensamente monitorados pela VALE (radar, prismas topográficos, piezômetros e inclinômetros) e adicionalmente a FGS implementou uma estação meteorológica, crackmeters, células de carga, células de pressão e automatizou piezômetros. Todo este trabalho resulta em um monitoramento contínuo e com resultados em tempo real, garantindo um controle dos processos e segurança para as equipes de execução das obras.