O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) disponibiliza nesta quinta-feira, 16/04/2015, a publicação do “Informe Mineral do segundo semestre de 2014” cujo acesso e download podem ser feitos por meio do endereço eletrônico: https://www.dnpm.gov.br/assuntos/economia-mineral.
Nesta publicação estão descritos temas do setor mineral, como o nível de produção mineral, o comércio exterior, o mercado de trabalho, a arrecadação de tributos (CFEM/TAH) e o comportamento dos requerimentos/outorgas de títulos minerários no país no segundo semestre de 2014.
Em destaque, a publicação mostra que em 2014 a produção mineral brasileira, medida pelo Índice de Produção Mineral (IPM), teve um crescimento de 7,9%, quando comparado ao ano de 2013. No segundo semestre de 2014, o crescimento foi também significativo com um aumento de 7,0% em relação ao mesmo período de 2013. Cabe destacar a participação significativa do minério de ferro, principal substância mineral produzida no País, no comportamento deste índice.
Por outro lado, outros indicadores da indústria mineral, tais como o comércio exterior, mercado de trabalho e recolhimento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e da Taxa Anual por Hectare (TAH) mostraram quedas no segundo semestre de 2014 em comparação ao mesmo período de 2013, embora os requerimentos e outorgas de títulos minerários no DNPM tenham mostrado comportamentos diversos.
Mais informações podem ser obtidas na publicação completa do Informe Mineral.
Fonte: Redação MM
Últimos Comentários