O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Departamento de Polícia Federal (DPF) assinaram no dia 17 de outubro um acordo que visa promover o intercâmbio de informações e a cooperação técnica para capacitação de recursos humanos, realização de operações conjuntas e, o desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias e informações.
Segundo o diretor-geral do DNPM, Sérgio Dâmaso, além da capacitação é preciso destacar as operações de fiscalização em áreas onde ocorra extração não autorizada de minérios. “Como forma de intensificar o controle e o mapeamento das áreas de extração de minérios em todo o território nacional será reforçado o intercâmbio técnico na área de imagens, geoprocessamento e nos Sistemas de Aeronaves Remotamente Tripuladas. Outro foco da cooperação serão as áreas de extração e comércio de gemas e diamantes e a proteção de espécimes fósseis de valor científico”,explica.
De acordo com o diretor-geral do DPF, Leandro Daeillo Coimbra, a Polícia Federal vai disponibilizar o uso da Academia Nacional de Polícia para treinamento conjuntos. “O acordo propiciará atividades investigativas robustas e organizadas a partir desta parceria. Isso resultará em maior eficácia das operações do DPF na área mineral”, afirma.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários