O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura foi homenageado, na última quinta-feira (20) pela Fundação Biodiversitas. A premiação ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG). Ele foi representado pela filha Luciana Coura e homenageado na categoria líder empresarial.

O evento contou palestras sobre preservação ambiental no Brasil e no Mundo e uma apresentação da Fundação Biodiversitas. O professor Ângelo Machado contou a história da Fundação Biodiversitas, seguido por palestras do Dr.

Gustavo Fonseca, professor titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Diretor de Recursos Naturais do Fundo Global para o Meio Ambiente. Em seguida, foi a vez do Dr. Virgilio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), proferir sua palestra. Após as apresentações, o jornalista Hiram Firmino, Presidente do Grupo Ecológico, mediou um debate entre os ambientalistas.

Luciana Coura entregou, em nome de José Fernando Coura, atual presidente do Conselho Curador da Fundação, homenagens aos primeiros conselheiros da Fundação Biodiversitas: Angelo Machado, Célio Valle, Gustavo Fonseca, Francisco Fonseca, João Paulo Campello, Ibsen Gusmão Câmara e Octávio Elísio. Hugo Eiras Furquim Werneck e Gilberto Pedralli também foram lembrados in memoriam.

Em seguida, o Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, foi agraciado com o “Prêmio Curupira”. Concebido pela Fundação Biodiversitas, em parceria com o Centro para Conservação da Natureza em Minas Gerais, o Prêmio Curupira visa homenagear pessoas ou instituições que se destacaram pela proteção ao meio ambiente e conservação da biodiversidade. A homenagem também foi concedida a George Fenwick, presidente da organização não-governamental americana American Bird Conservancy.

Receberam homenagens também os ex-presidentes da Fundação, Professor Célio Murilo Valle, Roberto Messias Franco, Luiz Márcio Pereira Haddad, Prof. Castor Cartelle Guerra e o atual, Prof. Angelo Machado. Na cerimônia, foram lembrados também os “guardiões”, que fazem a proteção dos santuários da Biodiversitas, Caboclo, Dorico, Seu Zequinha, Flávio e Helder. Eles são responsáveis por Canudos, Seu Jairo (Mata do Sossego) e Bill (Mata do Passarinho).

Em seguida, o Professor Célio Valle entregou às filhas de Ilmar Bastos (in memorian), homenagem em reconhecimento à dedicação pela Fundação. O conselheiro e ex-presidente, Professor Cástor Cartelle homenageou Roberto Porto Fonseca e Amândio Soares Fernandes Junior, devido à ação da Oncomed, que adquiriu um imóvel no Bairro Belvedere para servir à nova sede institucional da Fundação.

Ao final do evento, foi assinado um termo de intenção com vistas à publicação do “Decreto de Criação do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga” e lançado o “Guia Fotográfico Das Aves Da Reserva Mata do Passarinho”.

Fonte: Redação MM