Di-Elétrons, fabricante de equipamentos eletrônicos para aplicações industriais, apresentou seu novo medidor de velocidade de correia transportadora. Além de monitorar a velocidade da correia e do eixo do rolo de tração, com o equipamento, que tem um micro transmissor controlado programável com tacômetro digital incorporado, é possível supervisionar o sincronismo, ruptura ou deslizamento de correia, operando com velocidades iguais ou diferentes.
O medidor pode ser fornecido também com chave de velocidade mínima ou máxima programável e temporizada, com uma saída digital de estado sólido e/ou relé que será acionado sempre que a velocidade da correia for inferior ou superior (programável) ao valor de referência. Independente do tipo de deteção a ser realizada, as saídas de 4 a 20mA dos medidores devem ser conectadas a um PLC que efetuará a comparação desses sinais entre si.
Além de ser um equipamento de construção robusta, compacto e de fácil instalação, contribui para a redução de custo de operação, uma vez que evita a parada inesperada do transporte de matéria-prima, devido à supervisão contínua da velocidade da correia. Por fornecer um sinal de saída analógica constante referente à velocidade da correia, o sistema de aquisição de dados não precisa ser sincronizado com os vários medidores instalados na linha, permitindo a utilização de um PLC ou um computador supervisório simples e de baixa velocidade de varredura.
ArcelorMittal, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) e Vale são algumas das empresas que utilizam o medidor.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários