A sigla em inglês ESG que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance), também está sendo adotada pelo setor da Mineração. Prova disso, é a procura por soluções que minimizem os impactos ambientais da atividade, como é o caso do Densímetro não radioativo (SDM) apresentado pela empresa Yellow Solutions. O equipamento é utilizado para medição de Densidade e Concentração em fluidos, tanto com baixo como com alto teor de sólidos (polpa), para uso diretamente em linha e que substitui antigas tecnologias baseadas em elementos radioativos, porém evitando riscos de possíveis graves acidentes causados pela radiação.

“Nós fizemos o lançamento da linha Atena, voltada para o controle de consumo de combustíveis, mas nosso principal equipamento mais procurado ainda é o Densímetro não radioativo. Não há mais necessidade de usar um densímetro radioativo nas plantas das mineradoras. Todas as grandes empresas já utilizam esse equipamento e nós cada vez mais fazemos uma campanha pela solução a fim de conscientizar a importância das iniciativas em ESG para a conservação ambiental e do próprio setor”, frisa Paulo Longo, CEO da Yellow, em entrevista à Revista Minérios & Minerales, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM), realizada em Belém, recentemente.

Além do Densímetro, a Yellow expôs no evento, a nova linha Atena, composta pelo Atena Flotation, uma aplicação específica para flotação, e o Atena Flow Control, que é voltado para controle de consumo de combustíveis. “Um dos insumos mais importantes na mineração são os combustíveis. E essa linha permite fazer o controle de maneira eficiente por ser um computador de vazão que comunica com o sistema de gestão da empresa. Ele consegue identificar exatamente o volume de combustível que está sendo utilizado, contribuindo para que a empresa reduza também seus custos”, complementou Paulo.