Borrachas modulares de alta resistência à abrasão acompanham a flexão natural de trabalho da correia
Sistema de vedação lateral Tega Spill-Ex reduziu o derramamento de material de transportador de correia em siderúrgica no Brasil
Atualmente, em função da conjuntura econômica do mercado brasileiro, os setores de siderurgia e mineração enfrentam grandes desafios no que diz respeito a viabilidade de suas operações, frente à baixa dos preços internacionais das commodities. Para reduzir o impacto financeiro nos negócios, muitas empresas buscam a redução do custo operacional de suas instalações.
A forma amplamente utilizada para transporte de material a granel em plantas de beneficiamento de minérios e usinas siderúrgicas se dá por transportadores de correias, equipamentos utilizados há décadas para tal fim. Pelo motivo da comum não complexidade técnica na operação e manutenção destes equipamentos de transporte, muitos operadores negligenciam seus sistemas, gerando altos custos com peças sobressalentes, com limpeza e consumo de energia elétrica superior a uma condição normal, além da principal consequência negativa: frequentes paradas não programadas do transportador, gerando perda de produção e consequente perda de dinheiro.
A Tega, empresa global que está no mercado há 40 anos, disponibiliza soluções de engenharia e peças de desgastes para os processos de transporte a granel, pontos de transferência de materiais, peneiramento e moagem. Como exemplo de uma solução aplicada, uma siderúrgica brasileira localizada no Estado de Minas Gerais despendia tempo e dinheiro para limpeza e manutenção de um importante transportador de correia de sua área de aciaria. Em função do alto valor do produto transportado, era necessário coletar e separar o material derramado pelas guias laterais para retorná-lo transportador. Isso sem falar do risco de acidentes pessoais que o material derramado nas escadas e passadiços promovia, além dos custos indiretos como desgaste prematuro da correia transportadora, dos roletes, tambores e estruturas do equipamento.
No início de abril, a Tega instalou seu patenteado sistema de vedação para guias laterais de transportadores de correia, chamado Spill-Ex, solução esta já aplicada há anos por outros clientes da empresa no mundo.
Segundo a Tega, os resultados foram imediatos, reduzindo drasticamente a quantidade de material derramado na região de carregamento do transportador. “O sistema Spill-Ex promove eficiência de vedação muito superior a sistemas similares encontrados no mercado. Utilizamos borrachas modulares de alta resistência à abrasão, que são ajustadas acompanhando a flexão natural de trabalho da correia, promovendo alta eficiência de vedação e longa vida útil das peças de desgaste”, comenta Raul Camargo, gerente de negócios da Tega no Brasil.
De acordo com Camargo, devido ao sucesso alcançado já na primeira aplicação nesta planta, o cliente busca padronizar toda sua operação com este sistema, e de forma exponencial reduzirá os custos diretos e indiretos de suas operações nos mais de 500 transportadores de correia existentes em suas plantas.
Sistema de vedação Spill-Ex já é utilizado em diversas empresas no mundo
Últimos Comentários