A Mineração Usiminas (Musa) concluiu a instalação de sua nova planta de Peneiramento de Alta Frequência em sua planta de Itatiaiuçu (MG). No total, foram investidos cerca de R$ 24 milhões no projeto que irá elevar a qualidade do pellet feed produzido pela companhia.  

O gerente-geral de Operações, Guilherme Melo, explica que, desde a retomada da ITM Flotação, em 2017, a Musa estuda maneiras de ampliar a competitividade do seu produto, especialmente no mercado internacional. 

“Com muito trabalho das equipes envolvidas, iniciamos 2021 com mais essa implementação, que consolidará a Musa como produtora de pellet feed de altíssima qualidade, preparada para as demandas do mercado internacional. Isso trará muita flexibilidade e competitividade para nossas operações”, afirmou. 

Na ITM Flotação é produzido o pellet feed, o mais fino dos três tipos de minério. Ele pode ser misturado ao sínter feed, diretamente no processo de sinterização, ou ainda usado para alimentar o processo de pelotização, que transforma o fino de minério em pelotas utilizadas na siderurgia.