Maior produtora de cobre do mundo, a Codelco anunciou que todas as suas operações buscarão o selo de sustentabilidade The Copper Mark.  A intenção da companhia é que suas unidades conquistem o selo até 2023.

“A primeira divisão que participará desta iniciativa será El Teniente e projetamos que, até o final de 2023, 100% de nossas operações estarão participando deste programa internacional, que representa uma validação externa e independente de nossa rota de processos em termos ambientais e sociais”, afirmou, em comunicado, o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Codelco, Renato Fernández.

Cada divisão da Codelco deve confirmar o cumprimento integral de 32 critérios de sustentabilidade, incluindo aspectos de governança, transparência e ética empresarial, entre outros. Lançado em março de 2020, o The Copper Mark é o primeiro e único sistema que especifica a produção responsável de cobre, a fim de garantir uma entrega positiva de valor aos territórios e comunidades onde o mineral é extraído e produzido, bem como para os trabalhadores, investidores e clientes.

Em linha com um mercado no qual as mineradoras se mostram cada vez mais engajados com o meio ambiente, já que este é um quesito básico para os compradores de seus produtos, a principal estatal chilena anunciou, há um ano, seus compromissos de desenvolvimento sustentável para 2030, entre os quais a redução de 70% de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a redução do consumo de águas em 65%. Além disso, em outubro de 2021, ampliou sua meta ao anunciar que alcançaria a neutralidade de carbono em 2050.