Com experiência em todos os elos da cadeia produtiva mineral, ao longo de mais de 45 anos de carreira – profissional, empresarial, governamental e institucional – o engenheiro Renato Ciminelli tomou posse, em julho, de um dos assentos do Council of Engenieers for Energy Transition (CEET), conselho independente de assessoramento do Secretário Geral da ONU.

Cientista Geopark Quadrilátero Ferrífero e membro titular do Sustainable Development Solutions Network (SDSN – Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável), Ciminelli foi convidado pela Revista Minérios & Minerales para ser jurado do 24º Prêmio de Excelência, promovido pela publicação, no ano passado. A respeito da nova responsabilidade, ele  informa que pretende criar capilaridade com os parceiros e redes com as melhores práticas, políticas públicas e soluções para a transição energética no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 e Environmental, Social and Governance (ESG).

“Tenho grande interesse por iniciativas e projetos cooperativos, e estou à disposição para conversas neste sentido, tratando dos seguintes assuntos: transição energética, engenharia e indústrias de baixo carbono”, salientou.

Membro titular desde 2018 do SDSN, Ciminelli tem formação em Engenharia Química, Geociências e Sustentabilidade. É profissional qualificado em ODS, Governança, Desenvolvimento Sustentável, Reconversão Produtiva e Diversificação Econômica de Territórios, além de Marketing Industrial, Cooperação Internacional. Possui, também, formação como engenheiro químico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestrado em ciências cerâmicas e de materiais (universidade americana Penn State University), MBA em Gestão Estratégica de Negócios (FEA USP), programa completo de doutorado (sem tese) em economia mineral e gestão de recursos naturais (UNICAMP), intercâmbios e projetos cooperativos com centros científicos e tecnológicos internacionais. 

Renato Ciminelli é reconhecido pelos fundamentos e conceitos inovadores aplicados aos negócios e projetos, empreendedorismo do novo milênio, vanguarda tecnológica. Ao longo de 40 anos de engenharia, acumulou um conjunto único de experiências e qualificações que o credenciam para projetos de alta complexidade. Detém uma extensa rede de contatos no Brasil e exterior, em inúmeros segmentos e disciplinas técnicas, econômicas, sociais e territoriais, vinculados aos setores científico-acadêmicos, industriais, ambientais, governamentais e não-governamentais.