Equipamentos têm contribuído para uma melhor relação custo-benefício para diversos setores
Com papel fundamental na mineração, as correias transportadoras têm apresentado detalhes de segurança operacional que trazem benefícios para o setor. Chaves de emergência com acionamento por cabo e atuação liberal, além de adaptadores que transformam sinais de segurança convencionais em sinais dinâmicos vêm contribuindo para melhorar a relação custo-benefício.
Ocorrências operacionais nas correias transportadoras podem gerar grandes perdas de produção e financeiras. Como um prejuízo acima de US$ 1 milhão caso ocorra uma parada por 15 horas ou mais, considerando um navio com capacidade para 400 mil toneladas de minério de ferro – e que, em média, é carregado em menos de 24 horas em uma operação contínua.
Na avaliação de Murilo Moraes, responsável pelo gerenciamento das linhas, Relés de Proteção, Relés Inteligentes e Dispositivos de Segurança na ABB Eletrificação, a busca por eficiência logística tem sido imprescindível para competitividade dos negócios, já que os constantes aumentos de combustíveis e pressões inflacionárias, além dos custos de transporte, veem impactando diretamente nos preços de toda a cadeia produtiva.
As chaves de emergência é um dos equipamentos mais indicados e utilizados na adequação de quesitos de segurança em correias transportadoras, pois permitem a parada imediata e segura em condições de risco ou falhas. Com isso, mantém a integridade e segurança do operador e da operação.
Também relacionados à segurança, a maioria dos dispositivos convencionais já instalados atualmente podem ser utilizados no conceito de sinal dinâmico. Para isso, devem ser usados em conjunto com um adaptador, aumentando a confiabilidade do sistema.
Economia e eficiência
Na mineração, as correias transportadoras podem carregar milhares de toneladas diariamente, acelerando o processo de exploração até o envio para o beneficiamento do minério.
“Investir nesses tipos de tecnologia é, portanto, uma forma de garantir que as correias transportadoras cumpram, com segurança, o seu papel de proporcionar economia e eficiência nas operações no setor de mineração em um momento de forte pressão de custos da logística global”, concluiu Murilo Moraes.
Últimos Comentários