O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI) inaugura hoje, 26 de agosto, às 14h, o Núcleo Regional do Espírito Santo, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. O Núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas tecnológicas e oferecer serviços técnicos de interesse da área mineral, com ênfase no setor brasileiro de rochas ornamentais, principalmente ao Estado do Espírito Santo, maior produtor e exportador das rochas ornamentais no país. A iniciativa visa ampliar a competitividade do setor de rochas ornamentais que está em quarto lugar no ranking das exportações minerais com mais de US$ 1 bilhão ao ano, contribuindo muito para o saldo comercial brasileiro.

O Núcleo de Pesquisa do Cetem, construído numa uma área de 1.500 m2, em terreno doado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, conta com vários laboratórios, usina-piloto, auditório e biblioteca. Trinta colaboradores, entre servidores, terceirizados e bolsistas integrarão a equipe que de desenvolverá as atividades na nova Unidade.

Linhas de pesquisa

O Núcleo desenvolverá diversas linhas de pesquisa para rochas ornamentais, das quais se destacam: melhorias tecnológicas nos processos de lavra e beneficiamento; aproveitamento de resíduos e pesquisas tecnológicas das rochas ornamentais. Estará habilitado também a prestar serviços em estudos específicos; caracterização tecnológica de rochas e minérios e classificação de resíduos. No setor de rochas ornamentais, o Cetem realiza parceria com universidades (nacionais e internacionais) e com instituições atuantes no setor de rochas ornamentais, como a Abirochas, Centrorochas, Sindirochas, Anpo, Cetemag e Aamol, Universidades (UFPE, UFES, IFES, UNES, UENF, dentre outras) e diversas empresas com as quais desenvolve projetos de pesquisa. Além de contar com o apoio do Cetem na sede do Rio de Janeiro.

Centro de Tecnologia Mineral (Cetem)

Núcleo Regional do Espírito Santo

Rodovia Cachoeiro x Alegre, km 5, s/n°

Campus do IFES-ES

Bairro Morro Grande

Cachoeiro de Itapemirim – ES

Tel. 28-3511-8937

Fonte: Redação MM