O Centro de Desenvolvimento Mineral (CDM), considerado o berço da estrutura de gestão tecnológica da Vale, foi prestigiado pelo Conselho Regional de Química, da 2ª Região de Minas Gerais (CRQ-MG), pela sua contribuição à Química. O CDM foi representado na cerimônia pela gerente de Tecnologia Mineral Patrice Mazzoni e a gerente de Desenvolvimento de Processos Keila Gonçalves. A equipe recebeu o Prêmio de Mérito Profissional, um reconhecimento aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela equipe do CDM, em especial o Projeto de Biolixiviação de Minérios de Cobre, que consiste em estudos a partir da geração in situ de ácido sulfúrico em pilha de lixiviação com o uso de bactérias, coordenado pelo engenheiro Felipe Hilário Guimarães.

O Conselho visa a distinguir os profissionais e trabalhos que se destacam anualmente e que contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da indústria química mineira. Esta premiação foi criada em 1992, e além do Prêmio de Mérito Profissional, são também conferidos os prêmios Mérito Acadêmico e Mérito Empresarial. O CRQ-MG realiza esse evento para marcar o Dia Nacional do Profissional da Química, comemorado no dia 18 de junho.

O CDM é considerado o mais sofisticado e completo complexo laboratorial voltado à pesquisa e desenvolvimento na área mineral da América Latina e um dos mais modernos centros de desenvolvimento de tecnologia mineral do mundo.

Há 50 anos, os laboratórios localizados em Santa Luzia (MG) são o berço da maioria dos projetos minerais da Vale. Engenheiros, químicos, geólogos e diversos outros especialistas realizam estudos e fazem testes para garantir a viabilidade dos projetos da empresa.

Conheça os minerais pesquisados pela Vale em mais de 70 anos

Fonte: Redação MM