O trator de esteiras Cat D6K2e a escavadeira elétrica 318D L Série 2 foram projetadaspara aumento da produtividade e redução de custos

As novas máquinas da Caterpillar para mineração e construção elevaram o nível do desempenho ao mesmo tempo em que dão mais conforto ao operador. O trator de esteiras Cat D6K2, por exemplo, ganhou recurso de controle de lâmina estável e modos econômicos de avanço e ré, para maior economia de combustível e redução dos custos.

O D6K2 também apresenta comando hidrostático com controle de tração, a fim de reduzir o deslize da esteira em carga máxima. Segundo a Caterpillar, as novas lâminas mais largas possibilitaram uma melhoria de produtividade superior a 8% em trabalhos de lamina. Outra novidade foi o tombamento ajustável manualmente para controle da lâmina.

O trator vem equipado com o motor Cat C7.1 Acert, com potência líquida de 97 kW (130 HP) a 2.200 rpm. O conjunto é turboalimentado e pós-arrefecido. De acordo com a fabricante, o sistema foi configurado para atender aos padrões de emissões do escape equivalentes ao Estágio IIIA da UE e ao Tier 3 da EPA dos Estados Unidos.

Potência aliada a controle

A nova escavadeira elétrica 318D L Série 2 por sua vez traz versatilidade com foco na produtividade. Na cabine, o operador vai encontrar um espaço melhor projetado e mais espaçoso. Nesta versão, todos os interruptores se encontram no lado direito do console. O monitor é de cristal líquido colorido e exibe informações em 27 idiomas.

Equipada com o motor Cat 3054CA, com potência líquida de 82 kW (110 HP), a escavadeira ganhou economia de combustível em torno de 3%. O motor ainda incorpora um governador mecânico e um sistema de injeção de combustível de baixa pressão.

Os filtros primário e secundário agora contam com separador de água, melhorando o sistema de filtragem de combustível. A Caterpillar afirma que o conjunto foi projetado para atender às normas de emissões de Tier 2 da EPA dos Estados Unidos e do Estágio II da UE.

O sistema hidráulico da escavadeira utiliza um projeto compacto com tubos e linhas mais curtos para reduzir o atrito e as quedas de pressão. Amortecedores hidráulicos na extremidade da haste dos cilindros da lança e em ambas as extremidades dos cilindros do braço amortecem o impacto, reduzem ruídos e aumentam a vida útil do cilindro.

Lâminas mais largas do D6K indicaram um aumento de 8% na produtividade

O circuito de regeneração da lança e do braço economiza energia durante a operação da lança para baixo e do braço para dentro. Por conta disso, os operadores não precisam aprender modos diferentes. Uma função automática de prioridade da lança e de oscilação seleciona automaticamente o melhor modo com base no movimento do joystick.

Para maior resistência a flexões por torção, o chassi da escavadeira possui seção em caixa em forma de X. As vedações da esteira lubrificada com graxa protegem o elo da esteira e garantem longa vida útil ao pino do elo da esteira e à bucha interna. Os motores de percurso com seleção de velocidade automática permitem que a 318D L Série 2 troque automaticamente de velocidades altas e baixas de maneira suave e controlada.

A articulação frontal conta com um braço de alcance de 2,6 m e outro braço de alcance de 2,9 m, além de uma lança de alcance reforçada de 5,1 m. Entre as ferramentas de trabalho disponíveis para a 318D L Série 2 estão caçambas, compactadores, garras, multiprocessadores, escarificadores, trituradores, pulverizadores, martelos e tesouras.

Escavadeira 318D L propicia uma economia de combustível em torno de 3%

Fonte: Revista Minérios & Minerales