A Caterpillar inaugurou sua primeira fábrica de remanufatura no Brasil no dia 6 de novembro, em Piracicaba, no interior de São Paulo. A unidade também é especializada na montagem de mangueiras hidráulicas. A empresa norte-americana investiu R$ 20 milhões na instalação industrial de 10 mil m². Inicialmente, foram contratados 80 empregados, entre as áreas operacional, técnica e administrativa.

A operação de montagem de mangueiras hidráulicas de baixa, média e alta pressão abastecerá inicialmente as linhas de produção das máquinas da companhia que saem das fábricas de Piracicaba e de Campo Largo, no Paraná.

A nova fábrica é a primeira da América do Sul e a 18ª do mundo a trabalhar com remanufatura. O processo consiste na inspeção de componentes e, se em bom estado, reaproveitamento por meio de processos de recuperação tecnológica.

"Componentes remanufaturados podem custar de 40 % a 60 % menos do que produtos novos", explicou José Fonseca, gerente de Remanufaturados da companhia no Brasil. "O equipamento tem vida útil e garantia de uma peça nova." Fonseca também disse que a fábrica de remanufatura atenderá 100 % dos componentes da indústria de mineração disponíveis no Brasil.

Fonte: Revista Minérios & Minerales