Projeto da Vallourec visa desenvolver práticas seguras como valor pessoal
Através das análises de falhas realizadas dentro dos programas de segurança da empresa, foi identificado que uma das causas raízes dos desvios constatados, como incidentes, se dá ao comportamento inseguro na realização das tarefas rotineiras e não rotineiras.
Diante desse fato, a Superintendência Geral da Vallourec unidade Mineração, em conjunto com a Segurança do Trabalho e o Setor de Recursos Humanos identificaram a necessidade de reforçar junto aos empregados a importância do comportamento seguro como responsabilidade social.
Objetiva-se com a prática apresentada neste projetoa mudança de comportamento dos empregados e prestadores de serviço da Vallourec unidade Mineração, erradicando as práticas inseguras e fazendo com que as práticas seguras sejam um valor pessoal de cada empregado.
A Vallourec unidade Mineração entende que a família é um pilar de sustentação das boas emoções. A partir deste conceito foi desenvolvido um vídeo com o objetivo de aguçar as boas emoções e lembranças dos empregados, a fim de que a mudança de comportamento acontecesse naturalmente.
As filmagens foram realizadas em dois dias nas cidades de Belo Horizonte e Brumadinho, onde residem a maior parte dos empregados da Vallourec unidade Mineração, por uma empresa contratada, Target Multimídia, e acompanhamento dos setores de Comunicação e Segurança do Trabalho da Vallourec.
Mediante a autorização dos pais, os filhos de nove empregados foram filmados transmitindo mensagens de segurança ou de carinho, dando aos pais um motivo a mais para realizarem suas atividades de maneira segura e voltarem seguros para casa.
As mensagens de segurança transmitidas focaram o uso dos EPI’s*, o preenchimento do ROSSMA**, cuidados no trânsito, dentre outros. Mensagens de carinho, mesmo não focadas na segurança, sensibilizaram além dos pais das crianças filmadas, os empregados e prestadores de serviço de maneira geral.
O vídeo foi apresentado durante um treinamento promovido pela empresa, em que o público alvo foram todos os empregados e prestadores de serviço fixos da Vallourec unidade Mineração. O treinamento teve como objetivo capacitar e motivar os empregados e prestadores de serviço à avaliar os riscos de seus respectivos locais de trabalho e registrá-los para que fossem tratados, bem como saber orientar os colegas na realização de tarefas rotineiras e não rotineiras nas quais fossem identificados desvios de comportamento.
Através dos dados obtidos em avaliações realizadas nas áreas da empresa, percebeu-se a ocorrência de um aumento, de mais de 300% no primeiro ano de exibição do vídeo e mais de 60% neste ultimo ano, no registro de incidentes dentro da Mina Pau Branco. Tal fato, consequentemente, determinou a manutenção do Zero Acidente durante os últimos anos, entre todos os funcionários que trabalham e prestam serviço dentro da Vallourec unidade Mineração.
Para a Empresa é um grande privilégio poder compartilhar a experiência em questão, através da revista Minérios e Minerales, demonstrando a importância da Comunicação Empresarial como ferramenta transformadora da realidade Industrial-produtiva das Instituições.
A empresa acredita que o sucesso no desenvolvimento desta prática é resultado da Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na Vallourec unidade Mineração, que é conduzida de forma a ir além do atendimento à legislação trabalhista, a fim de produzir um ambiente de trabalho saudável e livre de acidentes do trabalho.
Conheça os autores do projeto
Scharmack Alessandro Dias Vieira – Coordenador de Segurança, Saúde e Recursos Humanos. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FUMEC. Possui dez anos de experiência na área de segurança.
Jarbas Teixeira – Técnico em Segurança do Trabalho. Possui quase seis anos de experiência na área. Começou como operador de produção. Depois de formado, passou a trabalhar na área gestão segurança do trabalho.
Bruna Neves Ramos – Técnica em Segurança do Trabalho. Técnica em segurança do trabalho da Vallourec unidade Mineração desde janeiro de 2010; cursando Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Alexander Xavier Filho – Coordenador de Comunicação. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Gestão de Projetos Ambientais.
Leia a íntegra a do trabalho “Depoimentos dos filhos”.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários