Diante das recentes quedas do preço do cobre, a BHP Billiton anunciou planos para reduzir os custos de produção do metal para US$ 1,08 por libra até 2017. Segundo informações da companhia, a redução do custo de produção, que visa manter as margens de lucro e a sustentabilidade do negócio, será obtida por soluções diferenciadas em relação à água e energia nas operações no Chile.

De acordo com Daniel Malchuk, presidente da divisão de cobre da BHP Billiton, a empresa tem boas perspectivas a longo prazo para o mercado de cobre em função de uma previsão de redução da oferta até o final de 2020, queda dos investimentos do setor, falta de grandes projetos e crescimento da demanda da China e países emergentes. Segundo o executivo, o portfólio da BHP Billiton é composto por ativos robustos, projetados para uma extensa vidaútil e alta competitiva em relação a custos. A previsão da empresa é que a sua produção de cobre atinja 1,7 milhão t em 2017.

“O negócio de cobre da companhia vai ganhar impulso ao longo dos próximos dois anos, com menores custos e maior produção nos nossos principais ativos”, ressaltou em nota Malchuk. Segundo ele, o atual excesso de oferta é o principal motivo para a desvalorização dos preços do metal.

Produção de cobre em 2017 poderá chegar a 1,7 milhão t

Fonte: Revista Minérios & Minerales