Com intuito de atender a crescente demanda por telas filtrantes de alto desempenho nas indústrias de mineração, celulose e papel na América do Sul, a Valmet anunciou que está investindo em uma nova unidade de produção de tecidos filtrantes em Belo Horizonte (MG). O aporte no valor de R$ 10 milhões de euros inclui a relocação do atual escritório e unidade fabril em Belo Horizonte, novos maquinários e melhorias na eficiência energética das operações, além da redução de emissões. A nova planta começará a ser construída entre abril e junho deste ano.

 A previsão é que a nova instalação esteja em operação no primeiro trimestre de 2025. O projeto será próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A obra será BTS (build to suit) e vai triplicar o BH terá nova fábrica de tecidos filtrantes prevista para 2025 tamanho da instalação.

A nova unidade terá cerca de 12 mil metros quadrados. Segundo a Valmet, o objetivo dessa planta em Vespasiano será atender à crescente demanda por telas filtrantes de alto desempenho nas indústrias de mineração, celulose e papel na América do Sul.

O investimento será para triplicar as operações, tanto em área quanto em equipamentos para atender os mercados de mineração e química, que respondem por 70% da demanda; celulose e papel com cerca de 20%; e os setores de cervejaria e lavanderia, que juntos somam os outros 10%.

Atualmente, a produção da Valmet no Estado gira em torno de 800 mil metros quadrados de tecidos filtrantes e têxteis industriais por ano e, com a nova unidade, a estimativa é que o montante produzido chegue a um número próximo a 2,3 milhões de metros quadrados a partir de 2030.

Com essa mudança, o plano é duplicar o faturamento nos próximos cinco anos. “Este investimento fortalece a nossa posição no mercado sul-americano por meio da melhoria dos prazos de entrega.

 Isso também garante nossa capacidade, nos próximos anos, de fornecer tecidos filtrantes que atendam às necessidades dos clientes com confiabilidade maximizada e desempenho otimizado para seu processo de filtração”, afirma o diretor de Serviços da Valmet na América do Sul, Felipe Floriani.

 A Valmet é um dos principais fornecedores de tecidos filtrantes e têxteis industriais em todo o mundo. Sua oferta de filtração abrange tecidos e feltros filtrantes para as indústrias de mineração e química, papel e celulose e lavanderia, bem como para uma variedade de aplicações de filtração a seco.