Nos últimos dois anos, a mineradora global BHP Billiton realizou um teste de performance com tecnologia de perfuração autônoma da Atlas Copco para linha Pit Viper 271, na mina Yandi. As perfuratrizes têm operado de maneira autônoma por mais de 15.000 horas e perfuraram mais de um milhão de metros.

Com os resultados bem-sucedidos dos testes, a BHP Billiton está adquirindo pacotes de atualização para mais 18 perfuratrizes autônomas, além das duas máquinas que já operam de maneira autônoma em Yandi. As 20 perfuratrizes Pit Viper autônomas serão inicialmente controladas a partir de cinco operações de minério de ferro da BHP Billiton em Pilbara, com o objetivo à longo prazo para operação remota a partir da sede em Perth, a mais de 1 mil km de distância.

“Estamos comprometidos em oferecer as mais inovadoras soluções, que aumentam a produtividade dos nossos clientes, e nossas perfuratrizes autônomas são um bom exemplo disso. Nós compartilhamos uma valiosa parceria com a BHP Billiton, e me sinto muito orgulhoso de fornecer nossas melhores soluções”, disse Johan Halling, presidente da área de negócios Mining and Rock Excavation Technique da Atlas Copco.

Fonte: Redação MM