A Atlas Copco, fabricante de compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar e equipamentos de construção e mineração, foi uma das 80 empresas que participaram do Fórum Vale de Gestão de Gases do Efeito Estufa, realizado no Rio de Janeiro, em outubro. O evento, que chegou a sua terceira edição, tem o objetivo de estimular os fornecedores da Vale a mensurar as emissões deles de gases do efeito estufa (GEE).

Nos últimos quatro anos, a Vale treinou cerca de 200 fornecedores na elaboração de inventários de emissões de GEE no Brasil e no exterior. Desde 2012, a empresa solicita essas informações de seus fornecedores e, em 2014, recebeu 102 inventários de GEE – o que representa um crescimento de 100% ao ano. O Fórum Vale de Gestão de Gases do Efeito Estufa reuniu alguns desses fornecedores.

A Atlas Copco, que recebeu um atestado de reconhecimento pela gestão dos gases de efeito estufa, foi representada por Alessandra Sellmer, gerente corporativa de Comunicações, que fez uma breve apresentação sobre as estratégias da empresa em prol da sustentabilidade.

“A Atlas Copco se preocupa em mensurar as emissões de gases do efeito estufa e também em oferecer ao mercado produtos com tecnologia avançada, voltada ao uso inteligente dos recursos naturais, aumentando cada vez mais a eficiência e reduzindo, na mesma proporção, os impactos ambientais”, explica Alessandra. “Produtividade sustentável é o maior objetivo da Atlas Copco e isso vai ao encontro da proposta da Vale para seus fornecedores.”

O objetivo do evento, realizado anualmente, é engajar fornecedores e compartilhar as melhores práticas. "A Vale é a única empresa no Brasil a incluir uma cláusula padrão em seus contratos exigindo a apresentação do inventário”, diz Cristina Matos, analista de Desenvolvimento e Inovação para Suprimentos da mineradora. “Além disso, anualmente, solicitamos aos nossos fornecedores o envio do documento."

Fonte: Redação MM