Agora com nome de Atlantic Nickel, a antiga mineradora Mirabela faz nesta terça-feira (14/1), o anúncio oficial da sua primeira exportação de minérios desde que suspendeu as atividades em 2016. O embarque das 10.000 toneladas de concentrado de níquel vai acontecer entre os dias 15 e 25 de janeiro, conforme disponibilidade no porto de Ilhéus (BA). A mineradora fica localizada no município de Itagibá, Região Sudoeste do Estado, a 370 quilômetros de Salvador.
A companhia foi adquirida pelo fundo de investimentos Appian Brazil em agosto de 2018 e desde então passou por um processo de reestruturação e reforma para que pudesse voltar a operar. As obras para reabertura duraram cerca de um ano. Atualmente são 900 profissionais empregados pela mineradora, entre empregos diretos e indiretos.
A Atlantic Nickel, então chamada de Mirabela Mineração do Brasil, iniciou suas operações no município de Itagibá no final de 2009, após assinar contrato de exploração mineral com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que fez a descoberta da jazida. A mina é considerada a segunda maior mina de níquel do mundo, atrás apenas da Voisey’s Bay, descoberta no Canadá em 1993, segundo o órgão.
Em 2016, a empresa suspendeu as atividades, motivada pelos baixos patamares financeiros do mercado de níquel, com o preço cotado a 3,50 dólares/libra (um dos preços mais baixos da história do metal).
Em 2018 o fundo Appian Brazil adquiriu 100% da mineradora. Além da Atlantic Nickel, na Bahia, a Appian é detentora da Mineração Vale Verde, no agreste alagoano, um projeto greenfield de cobre sulfetado, já em desenvolvimento.
Últimos Comentários