As novas gerações são o legado de José Carvalho

Fundador inspirou uma filosofia social na mineradora, que atua na produção de ferroligas, transformando a si própria numa força que mudou o futuro de muitas gerações

Guilherme Arruda

Programa Garimpando Talentos, desenvolvido pela Fundação José Carvalho

Para José Carvalho, como era conhecido, a eficiência operacional da planta e os bons resultados dos negócios de mineração não faziam sentido por si só. Ele dizia que era necessário um desenvolvimento conjunto da companhia com as comunidades do entorno. Foi então, que em 1975, o engenheiro criou a Fundação José Carvalho (FJC). A entidade se originou com o objetivo de proporcionar educação, prestar assistência técnico-pedagógica e social às crianças e jovens carentes comemorando 55 anos de atuação em 2016, a Ferbasa, maior fabricante de ferroligas do País e única produtora integrada de ferrocromo das Américas, atua na extração de cromita em duas unidades situadas no Distrito Cromitífero do Vale do Jacurici e o Distrito Cromitífero de Campo Formoso, ambas no Centro-oeste baiano. A companhia foi criada pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, que faleceu em agosto de 2015, aos 84 anos – a revista Minérios & Minerales prestou uma homenagem ao executivo em sua 11a edição das 200 Maiores Minas Brasileiras.

“Ficava muito triste em ver meus negócios irem bem, tendo ao redor tanta miséria, colégios fracos e uma educação de péssima qualidade. O que adianta ter uma fábrica desse porte se em volta há um bolsão de pobreza e ignorância?”, pensava o empresário.

A entidade mantém seis unidades escolares e oferece orientação técnico-pedagógica, mediante convênios, a dois estabelecimentos de ensino localizados um na Bahia e outro, em Pernambuco. Além disso, investiu em dois Centros de Educação Complementar, em Pojuca (BA) e em Feira de Santana (BA); e, com recursos próprios, na revitalização de duas escolas agrotécnicas, em Feira de Santana (BA) e em Amargosa (BA). Atualmente, 6.888 crianças são beneficiadas e educadas pelas ações da FJC.

Em paralelo as ações da fundação, a Ferbasa também desenvolve os seus programas sociais na região. O principal deles é o Aqui tem Ferbasa, que abrange as áreas de educação, arte, cultura, esporte, desenvolvimento rural e comunitário e meio ambiente, beneficiando comunidades rurais localizadas na região metropolitana de Salvador, no litoral norte, Centro-Norte e Centro-Sul do Estado da Bahia.

Uma dessas ações é a Casa do Mel, entreposto localizado na comunidade Limoeiro em um terreno de propriedade da mineradora cedido em regime de comodato à Cooperativa Agrícola e Pesqueira de Campo Formoso (Coapicaf).

Na área de cultura, a empresa oferece, desde 2013, o Cine Ferbasa, projeto sociocultural que proporciona o contato entre o cinema e moradores de localidades que não possuem esse tipo de lazer. No primeiro ano da atração foram contemplados oito municípios, com um público total de 9 mil pessoas.

Complexo industrial

O Complexo do Vale do Jacurici possui 15 minas, abrangendo os municípios de Queimadas, Cansanção, Andorinha, Monte Santo e Uauá. Suas principais minas são a Coitezeiro, em Campo Formoso (BA), e Ipueira, localizada no município de Andorinha (BA). Esta ultima é considerada uma das mais modernas, especialmente em termos de tecnologia e segurança, e emprega os métodos sublevel caving e sublevel open stoping.

Já o complexo de Campo Formoso possui nove minas, localizadas ao longo da borda norte da Serra da Jacobina, sendo vizinho à mineradora de ouro Yamana. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na mina Coitezeiro. O teor médio de Cr O para a cromita do tipo lump é de 38%, enquanto para os demais tipos (friável, fitado e disseminado) é de 18%.

O método de lavra empregado nas minas de Campo Formoso é a céu aberto, feito por desmonte mecânico e explosivos. O minério do tipo lump é extraído do corte e transportado para o pátio de seleção, para posterior britagem e embarque para a metalurgia, em Pojuca.

O parque metalúrgico de Pojuca, localizado na área metropolitana de Salvador, possui 14 fornos para a produção de ferroligas. Os produtos provenientes da metalurgia são o ferrocromo alto carbono (FeCr AC), o ferrocromo baixo carbono (FeCr BC), ferrosilício cromo (FeSiCr), ferrossilício 75 (FeSi 75), ferrossilício alta pureza (FeSi HP) e a microsílica.

Empresa recupera aguadas no interior da Bahia

Centenas de famílias de comunidades do entorno da Ferbasa, nos municípios de Andorinha e Campo Formoso, na Bahia, foram beneficiadas com obras de limpeza e requalificação de aguadas, além de perfuração de poços e o uso de caminhão-pipa para distribuição de água potável.

A ação, que faz parte do programa Aqui tem Ferbasa, visa complementar o abastecimento de água em localidades que sofrem com os longos períodos de estiagem.

Em Andorinha, máquinas realizaram a retirada de sedimentos de 12 aguadas comunitárias em dezembro de 2015, contemplando cerca de 150 famílias dos povoados de Morro Branco, Roçado, Santo Antônio e Barra. Em Campo Formoso, um caminhão-pipa realiza a distribuição de água potável no povoado de Caraíbas para, aproximadamente, 700 famílias.