Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e descentralizar os espaços públicos, aArcelorMittal, em parceria com a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sabic-BH), inaugurou a primeira minibiblioteca comunitária noNúcleo de Educação Integral do Plug Minas – Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto). Ela faz partedo projeto “Minibibliotecas Livres – Livros ao Alcance de Todos”. Ao longo de 2017, vão ser inauguradas 20 minibibliotecas comunitárias na capital mineira.

A iniciativa está integrada ao “Little Free Library”, movimentoque inspira o amor pela leitura e promove a troca de livros em todo o mundo.Foram escolhidas sedes de ONGs e de movimentos sociais, casas de acolhidas e praças nas mais diversas regiões da cidade. A ideia é transformar os espaços em pontos de leitura e que, futuramente, também ofereçam uma programação diversificada de atividades de arte e cultura, oficinas e contação de histórias.

A Sabic organizou a montagem inicial do acervo de livros infantis e adultos das minibibliotecas. Esse acervo será alimentado por intermédio de uma campanha permanente de doação de livros e que poderá ser realizada por um aplicativo disponibilizado gratuitamente ao público. As estruturas das minibibliotecas são compostas por armaduras prontas e chapas metálicas da ArcelorMittal. O investimento é por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Fonte: Redação MM