Uma novidade nos serviços de instalação de concreto projetado. Pioneira na América do Sul, a RHI Magnesita, inova na implementação de projeção refratária robotizada para alto-forno, totalmente automatizada. O robô, equipado com câmeras, é controlado remotamente e monitorado em tempo real por um operador em uma cabine de controle, fora da área de risco do alto-forno, garantindo a segurança da equipe durante a aplicação do material refratário.
Com essa inovação tecnológica, a qualidade da aplicação supera significativamente a obtida com robôs convencionais, que eram controlados pelo operador através de uma abertura no forno. A partir da cabine de controle, o técnico recebe imagens de alta resolução capturadas pelo robô de todos os ângulos do equipamento e analisa os pontos que requerem maior projeção, assegurando uma cobertura uniforme da superfície com o material refratário. Além disso, a tecnologia avançada do produto refratário resulta em baixos níveis de poeira e rebote, proporcionando melhor visibilidade. A estabilidade da aplicação é garantida pela programação e automatização do robô em relação ao seu movimento rotacional e vertical.
A nova tecnologia foi incorporada pela RHI Magnesita no final de 2023, com a aquisição da Seven Refractories, empresa que desenvolveu o know-how. A multinacional já está oferecendo o serviço em outras regiões e agora também na América do Sul. “Nosso objetivo é oferecer soluções abrangentes, investindo em um portfólio completo de soluções e conhecimento técnico para proporcionar segurança e eficiência operacional tanto para colaboradores quanto para clientes”, afirma o diretor de serviços da RHI Magnesita na América do Sul, Tiago Nogueira.
Escaneamento 3D
A utilização de instalação robotizada para aplicação de concreto projetado (shotcrete) oferece o escaneamento a laser 3D. Esse método monitora o revestimento refratário do alto-forno tanto antes quanto após a aplicação, avaliando o estado residual da parede. Essa abordagem possibilita a previsão antecipada do desgaste com base em dados de medições previamente registradas no processo.
Além disso, a aplicação robotizada de shotcrete assegura agilidade no processo. Dependendo do tamanho do alto-forno, pode ser concluída em 3 a 4 dias, em comparação com os 10 dias mínimos necessários na técnica manual. A rapidez se deve à capacidade de aplicar aproximadamente 12 toneladas por hora de refratário.
A segurança é um fator crucial nessa técnica de revestimento. Não é necessário resfriar o forno, e a presença de gases tóxicos não representa um problema, pois o operador opera de forma segura dentro de uma cabine em lugar seguro e sem contato direto com o alto-forno.
Últimos Comentários