O governo angolano irá concluir um projeto que visa reativar o processo de exploração de ferro nas minas do município da Jamba, província da Huíla, região sul do país. As minas estão paralisadas desde 1987.

De acordo com autoridades locais, os estudos do projeto estão na fase terminal e a Empresa Nacional de Ferros (Ferrangol E.P) vai brevemente apresentar os resultados do estudo e igualmente um projeto de viabilidade, a ser aprovado pelas autoridades centrais, com vista o início da exploração.

São grandes as perspectivas para o início de extração, principalmente nas minas de Kassinga, Tchamutete e na Jamba, por possuírem minérios de qualidade. Os estudos preliminares apontam para uma exploração de pelo menos mais 500 anos, em função da tecnologia a ser aplicada na exploração.

O município da Jamba, localizado a 317 quilômetros a leste do Lubango, capital da província da Huíla, tem uma área de 12.700 km2, 90.000 habitantes, sendo a atividade principal local a extração de ferro, assim como a pecuária, pesca artesanal e a agricultura.