A AngloGold Ashanti foi a vencedora do 2º Prêmio Top Socioambiental de Minas Gerais, categoria Valorização Humana e Social, com sua Chamada Pública de Projetos. A premiação, promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB MG) objetiva evidenciar as organizações que demonstram na prática uma efetiva preocupação com o desenvolvimento igualitário, cultural e ambiental do país. O evento de premiação será realizado no dia 30 de junho, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, em Belo Horizonte.
A mineradora AngloGold Ashanti tem desenvolvido, desde 2010, sua Chamada Pública de Projetos, buscando dar maior legitimidade, transparência e envolvimento das comunidades nas decisões relativas às participações sociais da empresa. Instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, das cidades do entorno da empresa (Barão de Cocais, Caeté, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Sabará e Santa Bárbara) são estimuladas a apresentar projetos com foco em educação, saúde e geração de trabalho e renda. O intuito é permitir que a sociedade civil participe das decisões sobre a destinação da verba da empresa aos investimentos sociais. Para isso, também prepara as lideranças das comunidades para que sejam capazes de formatar os projetos, elaborar os orçamentos e definir objetivos, resultados e indicadores.
Em 2010, 2.793 pessoas foram diretamente beneficiadas. E, neste ano, já foi realizada a 2ª Chamada Pública de Projetos da AngloGold Ashanti, que está beneficiando 25 instituições em Minas Gerais. O investimento anual para a Chamada Pública foi de R$ 900 mil.
Os projetos passam por três fases de avaliação antes da aprovação final. A primeira foi realizada por empregados da área de Projetos Sociais da AngloGold Ashanti, que verificaram o cumprimento de requisitos mínimos do edital, como documentação exigida e o foco do projeto, além da conformidade do texto do projeto com o padrão da cartilha orientadora. Na segunda fase, os projetos passam pela avaliação de um comitê multidisciplinar, formado por empregados da AngloGold Ashanti e por profissionais externos, especialistas em projetos sociais, que avaliam a qualidade técnica das propostas. Os projetos aprovados na segunda fase passam pela avaliação de mais um segundo comitê, composto de empregados da empresa (40%) e representantes das comunidades de origem (60%) do projeto.
Fonte: Padrão
Últimos Comentários