Oficinas capacitaram107empreendedores urbanos e rurais da região

A Anglo American, em parceria com a Technoserve – organização especializada em capacitação e assessoria empresarial – realizou em Barro Alto (GO), onde a empresa possui operação de Níquel, as formaturas do Programa Avançar, que busca incentivar o empreendedorismo na região. O Programa começou em agosto do ano passado e foram capacitados 48 empreendedores urbanos e 59 rurais, divididos em dois grupos.

Dentro das diretrizes da Anglo American está a promoção do desenvolvimento socioeconômico das regiões nas quais a empresa atua. O programa oferece oficinas de capacitação e também consultoria individualizada para impulsionar a elaboração de um plano de negócio e de crescimento para novos mercados. O objetivo é promover uma rede de estímulos aos negócios, proporcionando capacitação do mercado para atendimento às demandas na região.

Os empreendedores rurais receberam treinamentos para otimizar a produção nas hortas e na criação de suínos, gado e aves, com adoção de livro caixa, implementação de calendário de plantio e colheita, definição de culturas, entre outros itens. Já os empreendedores localizados na área urbana foram orientados sobre técnicas para profissionalizar processos de controles administrativos e financeiros, planejamento de compras e controle de estoques, e até implantação de pesquisas de satisfação de clientes.

Um dos participantes, Carlos Aquino, proprietário de uma empresa de transporte de pessoas na região, relata um avanço na profissionalização da condução dos negócios após fazer o curso: “Cresci muito depois de participar. Antes, tentava fazer tudo sozinho. Hoje, já conto com mais pessoas trabalhando no escritório, na área financeira, e um técnico em Segurança do Trabalho, visando ainda mais a segurança dos passageiros transportados, além de observar ativamente a qualificação dos motoristas contratados”. O planejamento é outra área que ganhou relevância. “Foi um processo que abriu minha mente. Agora, faço planos para o futuro, determinando a porcentagem de crescimento que espero para o próximo ano”, acrescenta.

Entre os resultados, foi constatado que o nível de maturidade dos participantes aumentou 41% em relação ao verificado antes do curso, demonstrando alto nível de adoção das novas práticas e mudanças comportamentais. As mudanças contribuíram para o crescimento do faturamento total dos 107 empreendimentos em 16%, ou cerca de R$ 284.000 durante o período do programa, além da criação de 27 novos empregos e a manutenção de outras 336 vagas na região. Como parte do curso, 25 empreendedores rurais participaram também de oficinas de energia renovável a baixo custo, desenvolvidas em parceria com um pesquisador de doutorado da Universidade de Hohenheim, Alemanha.

Fonte: Redação MM