Um dos mais importantes complexos de mineração em andamento no País, o Sistema Minas-Rio, que entrou em operação no segundo semestre de 2014 e faz parte da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, teve investimento em sua implantação de US$ 8,4 bilhões. Esse valor corresponde ao total investido até dezembro de 2014 na implantação do projeto (2007/2008-2014). Em 2015 e 2016, serão investidos ainda US$ 400 milhões para aquisição de equipamentos de mina e conclusão das obras do quebra-mar, localizado no terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Atualmente, o empreendimento está na fase deramp-up, com previsão de alcançar sua capacidade máxima de 26,5 milhões t de minério de ferro em 2016 e previsão de 13 milhões t nesse ano. Já foram realizados até o momento três embarques no final de 2014 (entre outubro e dezembro), com cerca de 80 mil t cada embarcação (Panamax), sendo que todos os navios deixaram o Porto do Açu com destino à China.

O empreendimento inclui uma mina de minério de ferro e planta de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação.

Em 2015, aproximadamente 1.220 pessoas serão contratadas para atuar no Minas-Rio, priorizando a mão de obra local. No momento, o objetivo é absorver e reter profissionais qualificados, com formação mais ampla. As áreas que precisarão de funcionários serão as de automação, manutenção, mecânica, operação de usina de beneficiamento, mina, e principalmente, operadores de equipamentos de grande porte.


Lavra em Conceição do Mato Dentro