A implantação de uma unidade industrial de mineração de ouro da Amarillo Gold no município de Mara Rosa, norte do estado de Goiás, está previsto começar em outubro, atingindo o pico dos trabalhos a partir de abril de 2021, após o período das chuvas.

O projeto, que será apresentado no Workshop Opex 2020 Redução de Custos e Aumento de Produtividade na Mina e na Planta, nos dias 20 e 21 de outubro, envolve investimento de aproximadamente R$ 600 milhões.

O começo da operação está previsto para segundo semestre de 2022. A vida útil da mina está estimada em dez anos, período que pode ser ampliado com a continuidade da pesquisa geológica. O início da abertura da mina (pre stripping) está previsto para abril de 2021. 

O empreendimento será um dos primeiros projetos greenfield da região, já concebido sem barragem de rejeitos, com uso da tecnologia dry stacking, de empilhamento a seco. O processo prevê  uso de menos água nova durante o tratamento mineral. 

Os trabalhos de pesquisa realizados pela Amarillo Gold tiveram investimentos de cerca de US$ 15 milhões. A empresa recebeu a Licença Preliminar (LP) para implantação do projeto em 2016 e realizou, em fevereiro daquele ano, uma audiência pública, para levar informações sobre o Projeto Mara Rosa e esclarecer dúvidas dos mais diversos públicos do entorno. 

A reserva da Amarillo Gold no estado de Goiás é estimada em 1,1 milhão de onças de ouro, com teor de 1,4 g/t. A empresa também desenvolve avaliações em área de exploração em estágio avançado em Lavras do Sul, localizado no Rio Grande do Sul, integrado por 22 alvos com ocorrências de ouro.