Com o arquivamento de inquérito de passivos ambientais pelo Ministério Público,a Amarillo Gold pretende obter Licença Preliminar do seu projeto de ouro no 1º trimestre de 2016
A promotoria de justiça do estado considerou que a investigação de passivo ambiental e os dados de monitoramento apresentados foram realizados a contento, recomendando que os representantes da empresa sigam com o processo de licenciamento ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) do Estado de Goiás.
A mina de Posse, em Mara Rosa, contém 1.174.900 onças medidas e inferidas de ouro, contidas em 20,85 MT com 1,75 g/t Au, e 156.400 onças de ouro inferidas em 3,63 MT a 1,38 g/t Au (cut-off grade de 0,5 g/t) (jazida de acordo com a norma NI43-101 confirmada de forma independente pela Australian Exploration Field Services Pty. AEFS). De acordo com informações da empresa, o projeto de ouro Mara Rosa recebeu uma avaliação econômica positiva de um estudo de pré-viabilidade (NI 43-101 Coffey Mining).
Antes de arquivar o caso, a justiça de Goiás chegou à conclusão de que a empresa demonstrou que os danos ambientais causados pela atividade de mineração anterior não eram significativos.
Com este parecer, a empresa pretende acelerar a tramitação do pedido de Licença Preliminar. A mineradora foi informada pela Secima que a apreciação final de nosso pedido é iminente. Nos próximos meses, a Secima e o MP se reunirão para decidir quando será realizada a audiência pública, que apresentará o projeto à comunidade para receber contribuições e comentários. A Licença Provisória será concedida logo depois da audiência pública.
“A empresa vinha mantendo o foco no processo de licenciamento por algum tempo e isso exigiu paciência. A revisão pelo MP causou parte desta demora. Também provocou atrasos o fato de sermos uma das primeiras minas em Goiás a receber a permissão por um novo decreto sobre o meio ambiente (2012). É possível que todo o processo seja encerrado durante o primeiro trimestre de 2016”, afirmou Buddy Doyle, presidente e CEO da empresa.
Últimos Comentários