A Alcoa conquistou pela quarta vez consecutiva o selo “Ouro” do Programa Brasileiro do GHG Protocol, que se refere às emissões de gases do efeito estufa no último ano. A companhia faz parte de um grupo pioneiro de 16 organizações que publicam suas emissões desde a criação do programa, em 2008.

Auditado pela Fundação Vanzolini, uma entidade independente, o inventário permite a identificação das fontes e quantidade de emissões da companhia. Os resultados reportados pela Alcoa são fruto de ações das unidades, como a conclusão do projeto de melhoria nos processos da produção de alumina da fábrica de São Luís (MA), que reduziu em 63% a emissão de gases PFC (perfluorcarboneto) em relação ao ano anterior, o que representa 44 mil toneladas de CO2 equivalente. Já a fábrica localizada em Poços de Caldas(MG)melhorou sua eficiência energética com o redesenho do forno de lingotamento e a substituição do uso óleo combustível por gás natural, reduzindo cerca de 6 mil toneladas de CO2 equivalente.

“Esta publicação é uma ferramenta importante para monitorar e auditar de forma independente as emissões da companhia e assim aprimorar nossos processos para um melhor desempenho ambiental e econômico. A certificação demonstra o compromisso da Alcoa com o País e relata de forma transparente e completa as emissões da companhia para os nossosstakeholders”, declara João Batista Menezes, diretor de Saúde, Segurança, Meio Ambiente & Sustentabilidade da Alcoa América Latina e Caribe.

O Programa Brasileiro GHG Protocol foi lançado em 2008 visando promover a gestão voluntária de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio de capacitação técnica e institucional para sua contabilização e a preparação de inventários em nível organizacional. O objetivo é promover uma cultura permanente de elaboração de inventários corporativos de GEE e a divulgação de informações sobre suas emissões no Brasil. O programa promove ainda a contabilização, o cálculo e a elaboração de relatórios de informações sobre emissões com base nos princípios de relevância, integralidade, consistência, transparência e exatidão.

Fonte: Redação MM