O reajuste que a Vale pretende aplicar no minério de ferro que vende a seus clientes asiáticos, alinhando os preços com os que são praticados na Europa, deve ocorrer apenas em 2009. A afirmação foi feita hoje pelo presidente da mineradora, Roger Agnelli, após participar de reunião do Conselho Superior Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do qual é membro.

Em comunicado ao mercado, a Vale informou ontem que iria iniciar negociações com os clientes asiáticos, os quais pagam cerca de 11% menos do que os europeus pelo minério da empresa. Hoje, Agnelli afirmou que "não faz sentido" a prática de preços diferenciados para as regiões. "Estamos conversando com os clientes dos contratos atuais para fazermos uma correção nesse sentido."

O executivo lembrou que a Vale trabalha para implementar a modalidade de reajuste anual para seu minério atrelada ao quesito de qualidade do produto. "As minas do mundo inteiro estão num ritmo de produção muito forte e a qualidade do minério tem piorado fortemente. Isso faz com que a qualidade do nosso minério, principalmente o de Carajás, tenha um diferencial, ou um prêmio, em relação ao resto do mercado", completou o executivo.

Fonte: Valor Econômico
Fonte: Padrão