Alicerçada sobre a política integrada dos sistemas de gestão – qualidade, segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social, a Cristal Pigmentos do Brasil busca, dentro de outros objetivos por ela elencados, a melhoria contínua do seu desempenho e acredita que todos os acidentes, doenças ocupacionais e impactos adversos à sociedade a ao meio ambiente podem e devem ser evitados.
Ao longo dos anos 2011, 2012 e 2013, as estatísticas de segurança ocupacional tem evidenciado um aumento na média mensal de violações de segurança 9, 14 e 12 (respectivamente). Vale destacar que estes números são obtidos a partir dos registros apontados no programa de auditoria comportamental, realizado pelos supervisores e chefias da Cristal. É muito provável que inúmeras violações de segurança relacionadas às mais diversas situações que podem ocasionar um acidente não tenham sido vistas pelos auditores ou ainda não registradas no sistema.
Considerando as inúmeras ações preventivas de segurança praticadas pela Cristal no município de Mataraca (PB), justifica-se o presente projeto tendo em vista a inclusão de mais um aliado, desta vez, fora do ambiente de trabalho para a manutenção do trabalho realizado dentro da empresa.Com o objetivo de atender ao plano de melhoria de percepção de segurança aplicado junto a Cristal-PB, especificamente no intuito de prevenir os acidentes fora do trabalho, também justifica-se o presente projeto.
A ação é realizada uma vez por ano contando com a participação de funcionários da Cristal Paraíba, de forma voluntária, para a recepção e condução das atividades a serem executadas durante o dia.
Durante o dia são realizadas atividades teóricas e práticas através da apresentação de vídeos, fotos, palestras e realização de oficinas que tem como tema principal a segurança.
O público-alvo são filhos de empregados da Cristal-PB na faixa etária de 6 a 12 anos, que serão escolhidos a partir ficha de inscrição a ser disponibilizada aos funcionários da Cristal-PB. São envolvidas 22 crianças.
O objetivo é tornar a segurança uma questão prioritária dentro do convívio diário das famílias dos empregados e terceiros da Cristal-PB.
AUTORES: Bruno Aurélio Rodrigues Dias, Edilson Cruz e Flávio Américo Bezerra de Souza.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Últimos Comentários