Com o objetivo de aumentar a eficiência da sua unidade de Cajamar (SP), a Votorantim Cimentos (VC) realizou a substituição do acionamento das correias transportadoras, passando a utilizar o sistema de moto redutor com acionamento direto, sem a utilização de correias em V. Com isso, a companhia obteve ganhos sensíveis em custo de manutenção e redução de paradas para trocas de correias.

Além disso, o trabalho identificou que a leitura dos registros de consumo de energia apresentava um consumo reativo. A alternativa foi a instalação de um banco de capacitores automáticos, o que eliminou tal consumo atendendo a legislação. Os redutores convencionais (por acionamento por correia em V) deram lugar aos redutores. Também foram feitas adequações nos bancos dos capacitores transformando-os em automáticos. O investimento total foi de R$ 90.000, sendo que a SEW forneceu os moto redutores e a Siemens os equipamentos instalados no banco de capacitores.

“Implementamos sistemática de leitura dos dados de fornecimento de energia elétrica, onde conseguimos identificar rapidamente algum desvio do sistema. Havendo desvio são realizadas manutenções corretivas, mitigando o consumo da energia reativa. Paralelo a isso, incorporamos rotinas de inspeção e manutenção preventiva em nosso planejamento de manutenção, onde são checados os capacitores e demais itens que compõe o sistema com periodicidade adequada”, afirma Adriano Rodrigues Pinheiro, coordenador da Votorantim Cimentos unidade de Cajamar.

No projeto, os profissionais realizaram também uma análise de criticidade dos equipamentos, classificando-os de acordo com o impacto da parada e sua extensão. “Um transportador pode acarretar uma parada completa do sistema, impedindo assim a obtenção da meta de produção estabelecida para o período. As alterações possibilitaram ganhar em eficiência do sistema ampliando a disponibilidade eletromecânica. O principal fator foi o ganho de confiabilidade do sistema , atendendo ao plano de produção”, completa Pinheiro.

Presentes no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos está entre as 10 maiores empresas do mundo neste setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões t por ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A companhia possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Com mais de 16 mil funcionários, possui 34 fábricas de cimento, 22 moagens, 322 centrais de concreto, 86 instalações de agregados e 9 unidades de argamassa. A VC foi uma das primeiras cimenteiras a utilizar o coprocessamento, tecnologia produtiva que elimina, de forma econômica, eficiente e ambientalmente correta, resíduos industriais nos fornos de cimento. Desde 2005, já coprocessa um volume superior a 3 milhões t de resíduos, especialmente pneus usados, solventes químicos, óleos e materiais inservíveis.