A tradicional marca europeia de tratores de esteira, adquirida em 2012 pela chinesa LiuGong,
prepara sua entrada no mercado brasileiro

Por Lílian Moreira

Por enquanto a marca Dressta ainda não é conhecida aqui no Brasil, embora esteja instalada desde 1948 em Stalowa Wola, Polônia, e atualmente opere em 60 países dos seis continentes. Mas o tradicional fabricante de tratores de esteiras, que também produz pás carregadeiras, retroescavadeiras, assentadores de tubos e movimentadores de correia transportadora, tem planos para se estabelecer fortemente no mercado brasileiro.

A empresa, que já pertenceu inclusive a Komatsu no passado, foi adquirida em 2012 pela chinesa LiuGong e dois anos depois rebatizada para LiuGong Dressta Machinery. Agora, está procurando um local para se instalar no Brasil, aproveitando também o fato de a LiuGong ter recém-inaugurado sua fábrica aqui, em Mogi Guaçu (SP), e planeja sua rede de distribuição. Os primeiros passos para a entrada no mercado brasileiro já estão sendo dados, como a instalação de um escritório em Belo Horizonte (MG), mas os produtos devem desembarcar por aqui apenas no início de 2016.

O escritório no Brasil faz parte de um plano para a marca se aproximar dos distribuidores e clientes e contempla sete unidades para comercialização e suporte pós vendas na América Latina (Belo Horizonte), Europa (Almere, na Holanda), Rússia (Moscou), Oriente Médio (Dubai), África do Sul (Johannesburg), América do Norte (Texas, Estados Unidos) e Singapura (Ásia). Os planos da marca e as diversas aplicações de sua linha de produtos foram apresentados em um evento para jornalistas de diversos países, realizado em Stalowa Wola no final de março.

Rede de distribuiçãoé prioridade

“O Brasil é um mercado muito especial, com economia dinâmica e proximidade de outros importantes países da América Latina. Estamos desenvolvendo nossa infraestrutura para o mercado brasileiro, mas não estamos prontos ainda”, explica Howard C. Dale, vice-presidente de Vendas Globais.

Dale explica que a BHM Equipamentos, concessionária da LiuGong, está sendo considerada nessa busca por parceiros de distribuição, mas que tudo dependerá das conexões que possui com o mercado de mineração e também a localização que venha a escolher. “Estamos muito felizes com a rede de distribuição da LiuGong no Brasil. Suas equipes são excepcionalmente boas”, ressalta o executivo.

“No mundo, os dealers da LiuGong de maneira geral estão muito focados em construção. Mas para a marca Dressta precisa ser forte em mineração. Em alguns casos, quando o dealer se mostra forte apenas em construção precisamos procurar outro parceiro”, pondera Dale. Ele explica que as marcas Dressta e LiuGong compartilham serviços de engenharia e design industrial, por exemplo, onde possuem boa sinergia, porém outras áreas, como marketing, vendas e distribuição são separadas.


Linha da polonesa Dressta inclui tratores de esteira com diferentes capacidades e ampla gama de aplicações

TD-40E Extra tem motor Cummins Tier 3, 515 HP, velocidade máxima de 12 km/h

Aliás, aparentemente, essa integração Polônia-China tem funcionado sem grandes traumas, ao contrário do que ocorreu com outras marcas no mercado. “Quando vendemos tratores de esteiras internacionalmente não competimos com a LiuGong, que é muito forte em carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras. Mas trator de esteira é Dressta”, conta. E embora a Dressta também possua carregadeiras de rodas, elas não devem desembarcar por aqui. “Ela não vai agregar valor ao mercado, porque existe forte presença dos competidores e o trabalho que a LiuGong está desenvolvendo no Brasil é muito bom”, diz.


Wu Yindeng, presidente da LiuGong Dressta Machinery, durante o evento que apresentou a linha de tratores de esteira da marca

Howard C. Dale, vice-presidente de Vendas Globais da empresa

Monika Gorczyca, Territory Sales Manager Latin America da empresa, responsável pelo mercado brasileiro, já se comunica em português

Mineração lidera as vendas

De acordo com Dale, atualmente cerca de 35% das vendas globais da Dressta são para o mercado de mineração, o mais importante para a marca, e os 65% restantes estão distribuídos por outros segmentos. “É muito importante para nós termos um dealer para quando entrarmos no mercado darmos suporte aos produtos de forma adequada”, ressalta Dale, explicando ainda que a LiuGong, ao contrário de algumas outras marcas chinesas, além de ter feito fortes parcerias com empresas como Cummins e ZF, entendeu a necessidade de prover suporte técnico pós venda. Por isso, o foco não é apenas investir escritórios e fábricas, mas ter uma rede de distribuição adequada também para peças de reposição.

Para o mercado de mineração os principais produtos são o TD-25M, com motor CumminsQSX15 de 330 HP, e o TD-40E, equipado com o Cummins QSK19 com 515 HP. E Dale acredita que eles deverão ter preços competitivos para brigar com marcas tradicionais já comercializadas no mercado brasileiro. A princípio, ele estima que existam oportunidades para a marca com equipamentos médios, na faixa dos 100 HP, como o TD-9R e o TD-10R, mais versáteis e com aplicações em obras rodoviárias e aterros sanitários, por exemplo.

Quem é a Dressta

3 A Dressta possui atualmente cinco linhas de produtos: tratores de esteira, assentadores de tubos, pás carregadeiras, movimentadores de correia transportadora e retroescavadeiras.

3 Sua rede de distribuição conta com mais de 74 revendedores em 60 países de seis continentes e continua em expansão

3 Centros regionais da marca localizam-se na África, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Países Baixos, Polônia, Singapura, Rússia e Estados Unidos

3 Possui certificação IS

O 9001: 2008

Fonte: Dressta


Equipamento exclusivo da Dressta para a movimentação de correias transportadoras

Novo trator de esteira hidrostático compacto

A Dressta apresentou no evento em Stalowa Wola, na Polônia, o novo trator de esteira hidrostático TD9, o primeiro de três lançamentos de classe mundial que vão variar de 74 a 101 HP de potência líquida, com motorização Tier IV.

Os componentes principais são fornecidos por empresas tradicionais como Cummins e Rexroth, mas o projeto estrutural e o DNA são resultado de décadas de experiência da Dressta na produção de tratores de esteiras.

O TD9 passou por ensaios de desempenho e foi apresentado a diversos clientes e operadores para ser aperfeiçoado e será lançado oficialmente no terceiro trimestre de 2015. As sugestões recebidas ajudaram o fabricante, por exemplo, a melhorar a ergonomia e comandos de controle do equipamento, desempenhando papel fundamental para aprimorar o design.


TD-9R é o mais recente modelo da marca