Damcovering fornece coberturas nas operações de diversos segmentos como infraestrutura, produção, transporte, manutenção etc. A soluções Damcovering incorporam os Dutos Ventilados Flexíveis (DVF), de tecnologia própria, e outras soluções como tensoestruturas e estruturas modulares que oferecem agilidade e flexibilidade. A cobertura fabricada e desenvolvida pela Pistelli – que tem unidades fabris ao redor do mundo: Brasil, Portugal, Espanha e Paraguai – viabiliza trabalhos sob qualquer intempérie.

 A Pistelli Damcovering é pioneira em tecnologia inovadora no desenvolvimento de projetos especiais. Conta com profissionais de engenharia, arquitetura, além de pessoal técnico, que trabalham no apoio aos profissionais de projetos, viabilizando a criação dos mais variados e complexos projetos para proteção de ativos e obras. Durante o evento promovido pela Revista Minérios & Minerales, Gustavo Yogi da Pistelli apresentou o tema “Mitigação de intempéries e meio ambiente com uso de grandes coberturas”, com cases de sucesso em diversas aplicações. Na Barragem dos Alemães, da Gerdau, localizada em Ouro Branco (MG), foi instalada uma cobertura com 80 m de largura, 180 m de comprimento e altura central de 23 m, permitindo trabalhos durante Isso melhora muito a questão dos processos, principalmente dos processos à frente, que é a questão do britador”, salienta Braga.

 Na avaliação do gerente nacional de vendas da Polydeck no Brasil, Dario Abelha, além do aumento da vida útil e da produtividade, outros objetivos atingidos devem ser destacados e comemorados. Por exemplo, a maior disponibilidade da peneira de um determinado cliente. “A peneira dele tinha disponibilidade que estava em 57% e aumentamos para 87%. Por que estava com baixa disponibilidade? Porque tinha que ficar parando para trocar as telas. Ou seja, você tem mais tempo para produzir. Antes, tinha um gasto semanal com mecânico indo lá para trocar tela, por duas horas. Em três semanas, aumentamos 24 horas de produção. São vários os valores agregados, como valor ‘hora homem’ para troca de tela, que agora pode produzir em outra área. São ganhos além do objetivo que é a durabilidade: contribuímos para os custos diretos e para os indiretos”, finaliza. períodos chuvosos – inclusive com alerta de raios.

Outro case apresentado por Yogi foi a construção da base do reator nuclear de Angra III. “É um local chove muito e eles tinham problema para fazer a concretagem da base do reator. Fizemos uma cobertura para que pudessem trabalhar”, destacou Gustavo Yogi comentou a respeito de um trabalho feito junto à Petrobras – Gastau, em uma área de 90 mil m2, onde foi feita uma cobertura de 3,5 km na Mata Atlântica para execução de um gasoduto. “Uma das vantagens, como produto, é a rápida implantação. Não possui estrutura metálica, só a membrana, comumente chamada de lona.

Conseguimos cobrir mais de 2 mil m2 por dia. Já fizemos a cobertura com 240 m de vão livre e 63 mde altura, ficando entre as maiores coberturas já executadas no mundo”, afirmou. Outra vantagem salientada durante a apresentação no 14º Workshop Opex é a manutenção. “É quase nenhuma. E com vida útil superior a 10 anos. Além disso, todo material empregado no projeto é 100% reciclado”. comentou. Os clientes interessados na solução não precisam comprar o equipamento. Como é de uso sazonal e/ou para um projeto específico, a cobertura pode ser alugada. O cliente também pode optar por leasing operacional ou, até mesmo, pela compra.