A tecnologia de flotação tem desempenhado um papel fundamental na história da Metso há mais de cinco décadas. Evoluindo a partir de origens humildes na Outokumpu e depois desenvolvida pela Outotec, a Metso moldou o curso da flotação mecânica e impulsionou a indústria.

A célula OK entrou em uso comercial em 1973 com capacidade de 16 metros cúbicos. Naquela época da história da flotação, os tanques tinham formato quadrado quando vistos de cima. À medida que a procura por tanques ainda maiores aumentava, foi introduzida uma versão de 38 metros cúbicos para optimizar processos e obter recuperações mais elevadas e, em última análise, aumentar a rentabilidade.

Durante o desenvolvimento das células de flotação maiores, a equipe percebeu que os tanques quadrados representavam desafios em termos de capacidade de carga nos cantos. Como resultado, toda a indústria mudou para tanques redondos. Assim, o TankCell® nasceu em 1995.

“TankCell é um grande exemplo de nossa história em flotação”, afirma Antti Rinne, vice-presidente de flotação da Metso. “Todo mundo que fala das células de flotação TankCell está falando da nossa tecnologia. Continuamos sendo o fornecedor original e líder da tecnologia TankCell.”

Hoje, o Metso TankCell possui o melhor desempenho de flotação do mundo e oferece uma ampla variedade de tamanhos de células, variando atualmente de 5 a 630 m³. Isto permite projetos de plantas compactos e econômicos, mesmo para operações de alta tonelagem. Menos unidades grandes resultam em economias significativas em custos de construção, tubulações, cabos, instrumentação e equipamentos auxiliares.

“Agora, a célula maior é quase 20 vezes maior que os 38 metros cúbicos originais. E, quando introduzimos o mecanismo de mistura FloatForce® no design TankCell, ele proporcionou aos clientes economias de até 30% no consumo de energia e recuperações significativamente melhores.”

Os circuitos de flotação atuais são frequentemente projetados e otimizados com a ferramenta de simulação HSC da Metso, permitindo assim a otimização do volume total da célula de flotação e outros parâmetros importantes de flotação.

Alcançando recuperações inatingíveis com Concorde Cell™

A Metso Concorde Cell, que entrou no mercado em 2021, destaca-se como um marco significativo na flutuação. A Célula Concorde é capaz de recuperar partículas finas e ultrafinas inatingíveis, aumentando a lucratividade e reduzindo custos operacionais, consumo de energia e uso de água.

Esta tecnologia patenteada – a primeira deste tipo – é adaptada para corpos minerais complexos e finamente disseminados que antes eram considerados inacessíveis. Para melhores resultados, é melhor quando usado em conjunto com a tecnologia TankCell. Ambos fazem parte da oferta Planet Positive da Metso e garantem desempenho metalúrgico incomparável.

“Combinar a comprovada tecnologia TankCell® com Concorde Cells é uma abordagem de baixo risco e alto benefício”, diz Rinne. “A célula produz cisalhamento muito alto e bolhas extremamente finas, o que aumenta a recuperação em partículas abaixo de 20 mícrons. Apesar de ser a mais nova tecnologia do portfólio de flotação da Metso, ela já foi implantada em diversas operações em todo o mundo.”

Atualizando células mais antigas para recuperação maximizada

Como a flotação é um processo contínuo, manter a alta disponibilidade e eficiência é crucial. Os desenvolvimentos da Metso na tecnologia de células de flotação permitem a atualização e modernização de equipamentos de flotação mais antigos para melhorar o desempenho. Esses avanços não apenas prolongam a vida útil dos equipamentos existentes, mas também alinham as operações com os padrões ambientais e de segurança, garantindo viabilidade e conformidade a longo prazo.