A cidade de Belo Horizonte (MG) sediará, nos dias 24 e 25 de setembro, o Workshop Manuseio de Granéis Sólidos, uma realização da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-Usp) e a Tunra Bulk Solids, braço operacional da Universidade de Newcastle (Austrália).

Iniciativa inédita no Brasil, o evento visa promover um encontro técnico entre diversos profissionais do setor minerário que trabalhem, direta ou indiretamente, com o manuseio de granéis sólidos.

"Tais profissionais vêm de contextos distintos nas áreas de engenharia, operação e manutenção, e têm sua atuação em mineradoras, portos, empresas de consultoria ou fabricantes de equipamentos de manuseio", explica uma das coordenadoras do evento, Priscilla Grassi Freire, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios da Tunra Bulk Solids no Brasil.

Também coordenador do Workshop, o pesquisador titular do Instituto Tecnológico Vale – ITV, Arthur Pinto Chaves, acredita que o encontro seja uma excelente oportunidade para obter informações técnicas sobre tecnologias inovadoras. "Nenhuma outra especialidade de engenharia – exceto o manuseio de lixo urbano – trabalha com quantidades tão grandes de sólidos granulados quanto a mineração e a siderurgia" justifica.

No entanto, as operações de manuseio nunca tiveram o mesmo destaque que as operações de concentração, britagem e separação de tamanhos de minérios, mas não são menos importantes no cenário do Tratamento de Minérios e da Metalurgia Extrativa. "Este evento visa exatamente suprir esta lacuna e trazer para o mesmo auditório fornecedores e usuários de equipamentos, profissionais e acadêmicos, para uma discussão ampla e aberta", conclui Arthur.

Dentre os temas abordados, destacam-se a sessão técnica sobre amostragem, assunto pertinente a todas as operações, e a importância e aplicação de modelagem numérica e computacional na solução de problemas de fluxo de granéis.

Outro assunto de grande relevância nos dias atuais é o TML (Transportable Moisture Limit), que tem sua aplicação especialmente no transporte de granéis por via marítima e afeta diretamente o custo do produto entregue no destino. "Além destes, serão apresentadas novas tecnologias na área de manuseio e alguns estudos de caso reais de projetos de otimização em minas, plantas e portos", complementa Ana Carolina Chieregati, professora da Escola de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da USP e também coordenadora do Workshop.

O evento será realizado na sede do Crea-MG e contará com a participação de representantes da Vale, Yamana, fabricantes de equipamentos, universidades e empresas de engenharia. A revista Minérios & Minerales é uma das apoiadoras de mídia do evento.

Para mais informações, acesse: www.abmbrasil.com.br/seminarios/manuseio-de-graneis-solidos/2015

SERVIÇO:

Workshop Manuseio de Granéis Sólidos
Data: 24 e 25 de setembro de 2015
Organização: ABM, Poli-Usp e Tunra Bulk Solids
Local: Crea-MG (Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG)
Site: www.abmbrasil.com.br/seminarios/manuseio-de-graneis-solidos/2015

Fonte: Redação MM