O produto é equipado com o novo motor diesel QSK95, o mais potente para aplicações de alta velocidade

Aumentar a eficiência das instalações de geração de energia com maior economia de escala. Este foi o desafio da Cummins Power Generation ao produzir o novo grupo gerador movido a diesel da série C3000, com capacidade para fornecer até 3,5 megawatts (MW). O produto é equipado com o motor QSK95, considerado o mais potente para aplicações de alta velocidade.
O grupo gerador da série C3000 é adequado para fornecer proteção de energia crítica para instalações que exigem maior potência, como centros de dados, hospitais e concessionárias de serviços públicos. Nos países emergentes, a série C3000 é ideal para suportar as deficiências de infraestrutura das redes elétricas.
O produto também atende às exigências de controle de emissões Tier 4, da Agência Ambiental dos EUA (EPA), que passam a vigorar em 2015. O sistema de pós-tratamento SCR (Redução Catalítica Seletiva) da Cummins foi desenvolvido para substituir o silencioso de escape do grupo gerador, oferecendo uma solução integrada de comprovado desempenho e flexível.
O grupo gerador da série C3000 será testado no recém-inaugurado Centro de Testes Acústicos (ATC – Acoustical Testing Center), na cidade de Fridley, em Minnesota, sede da Cummins Power Generation (EUA).

Ampliação da linha
O grupo gerador da série C3000 apoia-se na capacidade "Power Of One" da Cummins, com um projeto totalmente interno de desenvolvimento e fabricação dos principais sistemas. O novo motor QSK95, o alternador, os controles e o sistema de pós-tratamento SCR Tier 4, foram desenvolvidos simultaneamente com a série C3000 para produzir um grupo gerador integrado e otimizado. O trabalho de validação do desempenho continuará em 2012, seguido de testes realizados em campo pelos clientes em 2013 e 2014.
Comparado com outros grupos geradores maiores de velocidade média, a série C3000 permite uma redução de instalação de 30 a 40 por cento, além de um custo de capital menor. A série C3000 também marca o início de uma nova linha de grupos geradores movidos a diesel e a gás. Quando a versão QSK120 do motor QSK95 estiver disponível, a linha de produtos se estenderá para além de 4 megawatts.

Fonte: Padrão