Vale inaugura hoje centro de tecnologia de ferrosos

Rio – A Vale inaugurou o Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF), uma estrutura criada para maximizar o valor dos ativos de minério de ferro da companhia. No CTF, que recebeu investimentos de R$ 15 milhões, será possível testar por meio de simulações todo o processo produtivo, desde a definição de rotas de beneficiamento até o comportamento do minério nas siderúrgicas. O objetivo principal é avaliar o desempenho do produto da Vale no desempenho dos processos de produção dos clientes.

O CTF conta com vários laboratórios e unidades piloto para avaliação das características do minério e sua adequação ao uso na siderurgia. Um dos principais destaques do centro é o forno de amolecimento e fusão, que permite realizar ensaios metalúrgicos em altas temperaturas (até 1.700 graus centígrados) e simula diferentes condições de uso do minério de ferro em altos-fornos. Outro equipamento do CTF é o espectrômetro Mössbauer, que utiliza o efeito de emissões nucleares para investigar propriedades químicas e físicas do ferro na estrutura dos minerais.

O CTF possui espectrômetros de bancada e uma versão menor e portátil, idêntica à utilizada em explorações espaciais.

Além dos testes laboratoriais, de acordo com a Vale, o centro vai trabalhar em soluções tecnológicas para o mercado por meio de testes no minério de ferro em equipamentos que reproduzem os processos de beneficiamento mineral e desenvolvimento de sinter e pelotas. Para isso, serão utilizadas as unidades piloto de tratamento de minério e de pelotização e sinterização, instaladas na área do CTF, que fazem o trabalho de simulação física.

O CTF dispõe também de modelos matemáticos para simular os processos siderúrgicos de seus clientes. Esses modelos são capazes de prever o comportamento dos minérios de ferro existentes no mercado, permitindo que a Vale avalie o desempenho nos diferentes processos e auxilie o desenvolvimento de soluções integradas de carga para seus parceiros. Todos esses recursos são utilizados em busca de soluções para os clientes da Vale.

Atualmente, estão em andamento no CTF 29 projetos de pesquisa e desenvolvimento e 19 assessoramentos técnicos. Atualmente, estão em andamento no CTF 29 projetos de pesquisa e desenvolvimento e 19 assessoramentos técnicos. Do total, 30% estão voltados para os clientes. O centro possui parcerias na Alemanha, China e Japão.
Fonte: Padrão