A 27ª edição de uma das maiores cúpulas climáticas do mundo, contou com a participação da conceituada empresa mineira, Zero Carbon Logistics. O evento que aconteceu em Sharm el-Sheikh, no Egito, reuniu instituições privadas e públicas do mundo todo para debater ações de combate às mudanças climáticas. A COP é a Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês para Conference of the Parties), realizada anualmente pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta edição foi realizada durante todo o mês de novembro, encerrando no último final de semana, dia 20.
Entre as poucas empresas brasileiras que participaram do evento, a Zero Carbon Logistics, que oferece soluções logísticas e locações para reduzir as emissões de carbono, foi convidada pela Responding to Climate Change Limited (RTCC), uma organização não governamental da Inglaterra, que tomou conhecimento das diversas boas práticas ESG da Zero Carbon Logistics, através das certificações globais que a empresa possui, tais como: Sistema B, GPTW, Capitalismo Consciente, Selo Ouro no PLVB, dentre outras.
“Nós atendemos todos os ODS’s da ONU. Neutralizamos 100% das nossas emissões de CO2, através de duas fazendas que utilizamos para plantio de árvores e geração de crédito de carbono. Temos também uma unidade 100% autossustentável, localizada em Parauapebas, no Pará. Lá, nós desenvolvemos várias ações sustentáveis, como o tratamento de esgoto, geração de energia através de placas fotovoltaicas, captação de água das chuvas, gestão de resíduos, coletas e entregas utilizando veículos 100% elétricos, dentre outras boas práticas ESG”, atribuiu Felipe Marçal Cota, CEO da Zero Carbon.
Segundo o executivo, sua apresentação na Conferência focou nas soluções da empresa que contribuem para o combate às mudanças climáticas, que era o tema principal do evento.
“Falamos da nossa frota de veículos 100% elétricos, das torres de iluminação solares que substituem as torres movidas à diesel, da neutralização de 100% das nossas emissões, além de compartilhar algumas ações internas, como por exemplo a redução de 80% do nosso consumo hídrico, com a reutilização de mais de 300 mil litros de água das chuvas. Propostas que podem incentivar outras empresas”, explicou Felipe.
Sobre o impacto do evento para a empresa, o CEO da Zero Carbon Logistics disse ter ficado impressionado com a ausência da participação significativa de outras empresas: “Meu maior choque foi ter visto três stands do Brasil, sem participação significativa de empreendedores brasileiros que contribuem com práticas de descarbonização no dia a dia, além da falta de objetividade do país para tratativa do tema principal da COP 27, que é o combate às mudanças climáticas. Todos os outros países tinham uma forte presença, com participação integrada e apresentações focadas contra o aquecimento global. Infelizmente, falta em nosso país a união entre o setor privado e o governamental, para trabalhar em conjunto e com objetividade no tema, potencializando resultados”, comentou.
Além da participação da COP 27, o CEO destacou que a Zero Carbon vai continuar investindo em novos equipamentos sustentáveis, para ampliar as soluções que contribuem para o combate às mudanças climáticas.
Felipe acrescentou ainda, que as soluções sustentáveis, ainda é de baixa adesão no mercado brasileiro, mas uma grande oportunidade de agregar valor ao negócio.
“Nosso objetivo é ser a melhor empresa para o mundo, e não apenas do mundo”, finalizou.
Últimos Comentários