Multinacional com mais de 100 anos de experiência em vários segmentos de engenharia consultiva, entre eles a mineração, a Tractebel estreou a edição da Exposibram com um stand que mostrou todas as soluções da empresa para a atividade minerária.

“Espero que seja a primeira de muitas (participações)”, ressalta Fabel.

A empresa informa que um dos diferenciais oferecidos aos clientes da mineração é o foco na sustentabilidade em toda a cadeia do processo: beneficiamento mineral, geotecnia, meio ambiente e infraestrutura. Multidisciplinariedade chama a atenção do mercado porque os contratantes buscam apenas uma empresa para entregar todas as soluções, evitando perda de tempo e custos elevados.

Além disso, o compromisso da Tractebel em neutralizar carbono em todas as atividades também é um atrativo comercial.

“Temos um diferencial em relação aos demais prestadores de serviço. Beneficiamento mineral todas fazem, mas conseguimos entregar energias renováveis. E os clientes de mineração hoje estão buscando uma matriz energética limpa. Os relatórios de sustentabilidade estão focados nisso. E as empresas têm planos para 2030, 2050 de ter a matriz limpa. Para isso, precisam investir em plantas renováveis, ou seja, outras atividades que não são intrínsecas ao processo de beneficiamento, mas de fundamental importância para a questão carbono zero”, salienta Ricardo Fabel, gestor de desenvolvimento de negócios da Tractebel.

Entre os trabalhos realizados atualmente no país com foco em energia renovável, o gestor destaca uma planta de hidrogênio para uma mineradora. Além disso, a Tractebel também está em fase de negociação com uma empresa interessada em investir em energia solar em uma mina.