Para uma empresa de software, de tecnologia, que incorpora vários segmentos, um evento voltado para a mineração é uma oportunidade e tanto. Por isso, a Aveva fez questão de participar da 13ª edição do Workshop Opex, cujo tema foi ‘Redução de custos, aumento de produtividade e otimização de processos na Mina e Planta’.
Especialmente em um momento pós-pandemia, onde os processos têm mudado em uma velocidade exponencial, demandando softwares cada vez mais atualizados para otimizar a produção nas minas. E este foi o objetivo da Aveva, que está entre as maiores empresas de softwares do mundo.
“Viemos mostrar para o mercado o quão importante é nosso software, para produzirem mais por menos. E sem parar. É uma necessidade do ser humano fazer mais e mais com menos. A Aveva consegue trazer para o nosso mundo, no dia a dia, ter desde a captação do minério, o impacto do pedido na linha de produção, recolher informações de máquina por máquina, mostrando que se não der manutenção no momento certo, vai atrapalhar todo o processo e não vai conseguir ter o pedido atendido na hora certa”, destacou Chil Marcus Philipe, gerente de contas em minério e metais desta gigante da tecnologia.
Durante o a 13ª edição do Workshop Opex, a ideia da Aveva foi reforçar a marca e apresentar o software de gerenciamento da planta inteira, desde o controle de massa, da realização da manutenção preventiva e uma inteligência artificial que simule todas as situações possíveis do processo.
O software da Aveva foi desenvolvido para otimizar a produção, apontando onde há necessidade de manutenção e quando ela deve ser realizada. Além disso, avalia se o momento é o melhor para parar a máquina sem prejudicar o processo de produção.
“Um hardware você precisa de espaço, de uma empilhadeira, de um guindaste. Um software você obtém melhorias sem movimentar nada e consegue dar mais produção. No próprio celular você consegue atualizar, dar melhor performance sem sair de casa. Os softwares da Aveva têm essa caraterística”, informou Chil Philipe.
O gerente de contas de contas em minério e metais usou uma metáfora para explicar a importância do equipamento produzido pela Aveva, apresentado durante o Workshop da Opex.
“Você tem um carro e sabe que tem que fazer a revisão a cada dez mil quilômetros, mas usa uma estrada bastante ruim. O carro que é usado em estrada de terra tem característica bastante diferente de um usado no asfalto. O software vai fazer um modelamento matemático que permita prever o que pode acontecer e em que momento. Você consegue antecipar uma ação preventiva para isso”, comparou.
Chi Philipe comentou, ainda, que em uma mineradora, na ponta da pirâmide estão as grandes decisões e os grandes pedidos. Na parte intermediária estão as interfaces, o que os operadores estão vendo da produção; o chão da fábrica é onde o minério está sendo coletado. E que há vários softwares entre estas situações. O que integra desde o chão de fábrica, o operador da máquina até a decisão corporativa: é um software que gerencia uma planta inteira.
“E essa ferramenta nós temos também”, finalizou.
Últimos Comentários